“As atuações de fado ao ar livre nas Aldeias do Xisto pretendem não só promover a canção de Coimbra como também animar a comunidade local, estimulando o sentimento de pertença do património regional", salienta o coordenador da Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Rui Simão, citado em comunicado enviado pela organização.

Com fados cantados ao vivo por entre ruas e ruelas destas duas aldeias, os visitantes podem apreciar poemas e melodias tradicionais, com o timbre das vozes e o trinado das guitarras a ecoar por entre as pedras de xisto carregadas de história.

As ruas das Aldeias do Xisto vão assim voltar a encher-se de melodia. Desde o passado mês de julho, as diferentes Aldeias do Xisto têm recebido um ciclo de fados interpretados pelo "Fado ao Centro", um grupo oriundo de Coimbra. As próximas e últimas atuações deste ano estão agendadas para 27 de outubro, às 19:30, em Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, e 1 de dezembro, às 16:00, em Candal, na Lousã.

O projeto "Fado ao Centro" nasceu em 2011 e tem por missão promover e divulgar o Fado de Coimbra nas suas diversas vertentes. Através das atuações ao vivo tenta transformar cada momento musical numa experiência inesquecível e promover um património cultural e musical que agora é também de toda a Humanidade.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável de âmbito regional liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados.