O espetáculo vai decorrer às 21h00 de dia 16, precisamente a data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, no centenário Teatro Garcia de Resende, no centro histórico daquela cidade alentejana, revelou a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.

Estas comemorações no teatro alentejano são organizadas pela otorrinolaringologista Clara Capucho, conhecida como “Dra. Voz”, e pela Câmara de Évora, com o apoio da Fundação GDA, indicou a GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

A iniciativa, dedicada ao tema da “Voz Cultural”, vai contar com atuações dos artistas Vitorino, José Cid, Toy, Miguel Gameiro e Jorge Batista da Silva, entre outros, segundo os organizadores.

De acordo com os promotores, o espetáculo “contará também com homenagens aos atores Manuela Maria, Carlos Paulo e Rui Mendes e aos cantores Vitorino e José Cid”.

Nas comemorações do Dia Mundial da Voz 2024 o tema em foco serão os benefícios da Inteligência Artificial (IA) na saúde vocal, referiu a GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas.

Rastreios da voz gratuitos, dirigidos à comunidade artística e abertos à população, vão ser promovidos, a partir de sexta-feira e até dia 17, na Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, disse também a organização das comemorações.

A GDA é a entidade que, em Portugal, gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos.

“A Fundação GDA é o seu meio de ação para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social”, explicou.