Quando em 1997 Josh Homme formou os Queens of the Stone Age, muitos se interrogaram como seria a nova abordagem musical do mentor dos Kyuss, banda de culto do stoner rock extinta em 1995.
Abandonando o deserto da Califórnia pelo Pacífico Noroeste após a dissolução dos Kyuss, Josh Homme começou a trabalhar num novo projecto musical em 1996, enquanto fazia tournées como segundo guitarrista dos Screaming Trees.
Originalmente baptizados de Gamma Ray, os Queens of the Stone Age entraram em estúdio em Abril de 1998 para gravar o seu primeiro álbum.
Com canções curtas, mais objectivas e de fácil audição, o disco de estreia homónimorevelou-se uma pérola do rock contemporâneo. Josh Homme reduziu o experimentalismo do formato das canções dos Kyuss mas manteve o peso das guitarras, carregadas de «fuzz», adicionando uma abordagem honesta de «feel good».
Nick Oliveri (baixo) e Alfredo Hernandez (bateria), membros fundadores dos Kyuss, contribuem de forma consistente para as canções, dando uma dinâmica única ao trio.
«Regular John», faixa de abertura do álbum, arrasta ainda alguns vestígios do tom familiar dos Kyuss, mas acompanhado pela então inédita voz de Josh Homme, melodiosa e quase sussurrada.
Em «Avon» e «If Only», o trio continua a explorar ao máximo a sua nova sonoridade, demonstrando que não é necessário gritar para acentuar mensagens no rock, e que o peso das guitarras consegue encaixar-se numa abordagem mais pop.
Na faixa «Walking On the Sidewalks», a banda cristaliza todo o seu potencial como grupo, navegando entre riffs de blues que desaguam no rock psicadélico, hipnotizando qualquer ouvinte.
As três faixas inéditas, «The Bronze», «These Aren’t the Droids Your Looking For» e «Spiders and Vinegaroons», surgem nesta reedição como uma contextualização da génese do grupo.
«The Bronze» e «These Aren’t the Droids Your Looking For» vêem do EP conjunto de 1998 entre os QOTSA e os Beaver, enquanto «Spiders and Vinegaroons» é repescada do álbum conjunto Kyuss/QOTSA de 1997.
O experimentalismo nas faixas inéditas é patente, acentuando-se na esquizofrénica «Spiders and Vinegaroons». «The Bronze» e «These Aren’t the Droids Your Looking For» têm um formato mais convencional de canção e farão, de certeza, as delícias de qualquer fã da banda.
Comentários