A chave para decifrar o novo álbum da norte-americanaJoan Wasser pode estar logo no primeiro tema, “Nervous”. “I want you to fall in love with me” (ou um “quero que te apaixones por mim”) marca o tom de todo o disco, um registo mais solar, mais feliz, com mais soul, uma paixão antiga de Joan, que há muito queria gravar. Queria soltar o Stevie Wonder que há nela, confessa numa entrevista, mas só agora se sentiu à vontade para o fazer.
Em “The Deep Field” há por isso mais instrumentos de sopro, coros, mais guitarras, mais canções sobre o amor e até o sedutor “Chemmie”. Joan mergulhou numa viagem mais solta, mais aventureira, onde o título do álbum cai que bem uma luva.
“Deep Field” foi o nome dado por cientistas a uma pequena parte do espaço onde se descobriram novas galáxias. Joan diz ter ficado enamorada por essa ideia “romântica” que no fundo espelha o álbum.
Mas aqui há ainda espaço para a introspecção, com temas como “Flash” ou “Forever and a Year”, e problematização do caos que por vezes é a mente de Joan. No primeiro single do disco, “Magic”, Joan Wasser anda às voltas com a ideia de futuro, de planos de vida, de labirintos de expectativas e sonhos.
Depois dos álbuns “Real Life” (2006), “To Survive” (2008) e do álbum de versões “Cover” (2009), chega então um registo mais aberto e solarengo, disco feito em intermitência, entre a digressão do disco anterior, e com as novas músicas a subirem ao palco ainda antes de serem gravadas.
Em Portugal tivemos oportunidade de as ouvir assim, em primeira mão, temas como “Magic” ou “Flash”, em que Joan testava em palco se cada palavra lhe soava tão bem ali com em casa.
Para “The Deep Field” Joan chamou, como já é hábito, vários músicos e amigos de Nova Iorque para gravar com ela em Brooklyn, e com o produtor Bryce Goggin, este que é um disco que marca uma nova etapa para Joan Wasser. Ela já prometeu regressar a Portugal em Março, nós cá a esperamos.
Joan as Police Woman actuam no Casino de Tróia, dia 12 de Março, e no Hard Club, no Porto, dia 15 de Março.
Videoclip de "The Magic":
@Vera Moutinho
Comentários