Bowie surpreendeu o mundo quando, a 8 de janeiro, dia do seu aniversário de 66 anos, interrompeu uma década de silêncio com o single "Where are we now?", o seu primeiro lançamento desde o álbum de estúdio "Reality", de 2003.

O single foi extraído do álbum "The Next Day", que esta semana se tornou o álbum mais vendido do Reino Unido em 2013, anunciou no domingo a Official Charts Company.

Bowie vendeu 94.000 cópias do seu álbum, superando a marca de 71.600 exemplares atingida pelo álbum "Opposites", dos escoceses Biffy Clyro, quando foi lançado em janeiro.

A última vez que Bowie se posicionou no topo das tabelas de vendas foi em 1993, com "Black Tie White Noise".

Durante os últimos anos, circularam boatos de que o músico estaria a sofrer problemas de saúde e que se teria retirado na companhia da mulher e da filha em Nova Iorque.

Mas na verdade, o artista tinha voltado ao estúdio para gravar o seu novo álbum, descrito pelo jornal britânico Independent como "o melhor álbum de regresso da história do rock & roll".

Há dois anos, Bowie começou a trabalhar em sigilo neste novo disco ao lado de Tony Visconti, produtor de 12 dos seus 24 álbuns.

@AFP