A grande adesão de público internacional ao certame, que se assume como um dos mais conceituados eventos multidisciplinares de cultura independente do mundo e o maior festival português sem patrocínios, vem reforçar o estatuto de um festival que pretende ser o evento regular que mais público internacional traz ao nosso país.

Até à data, segundo a organização, já foram adquiridos bilhetes para a 9ª edição do Boom Festival em países tão distantes como Japão, Nova Zelândia, EUA, Peru, África do Sul e Rússia. A organização salienta que «dada a atual conjuntura económica é de grande relevância verificar-se que em Portugal ainda há projetos culturais e ambientais que conseguem ter projeção e capacidade de mobilização de turistas para o país. O Boom é um exemplo vivo do dinamismo que as indústrias criativas trazem a Portugal em momento de crise».

Ao longo dos últimos 15 anos, o Boom tem atraído até Portugal e à localidade de Idanha-a-Nova visitantes dos quatro cantos do mundo.

O evento conta já no seu curriculum com oito edições de sucesso, tendo já conquistado prémios como o European Festival Award, Green'n'Clean Festival of the Year e Greener Festival Award Outstanding. Para além disso é o único evento nacional distinguido pela ONU, tendo sido convidado a integrar o United Nations Environmental and Music Stakeholder Initiative, um programa que procura aliar a cultura, com a capacidade de consciencialização ambiental.

O Boom Festival alia o seu conceito de evento multidisciplinar, transgeracional e intercultural, a uma visão autosustentável em prol da consciência ecológica. Este festival, de cultura e expressão artística independente, cruza diversas formas de arte tais como música, pintura, graffiti, multimédia, instalações, land art, teatro, cinema, performances, live painting e vídeo arte, sendo um dos eventos multidisciplinares mais genuínos do mundo, com mais de 800 artistas em simultâneo no recinto.

Em 2008 e 2010 o Boom foi galardoado com o prémio Greener Festival Award Outstanding. Em 2010 foi também vencedor do galardão Green'n'Clean Festival of the Year, nos prémios European Festival Award. No mesmo ano foi convidado a integrar o grupo de trabalho United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative Partner.