Grande nome do jazz latino, Chucho Valdés apresenta-se no Castelo de Sines a 23 de Julho. A acompanhá-lo em palco estará a sua «big band», formada por Mayra Valdés, nas vocais; Lázaro Alarcón, no baixo; Juan Carlos Castro Rojas, na bateria; Yaroldi Abreu, na percussão; German Velazco, no sax alto; Carlos Manuel Miyares Hernandez, no sax tenor; e Alexander Abreu e Maikel Gonzalez, nos trompetes.

Filho de Valdés, um dos mais destacados pianistas e compositores cubanos do século XX, Chucho já conta com mais de 50 álbuns gravados, tendo já conquistado cinco Grammys, entre 14 nomeações.

Mestre da slide guitar indiana - foi considerado o Melhor Artista da Ásia/ Pacífico nos BBC Radio 3 World Music Awards 2007 -, Debashish Bhattacharya sobe ao palco do Castelo medieval no dia 24 de Julho. Na bagagem, leva os seus dois últimos trabalhos de originais, "Calcutta Chronicles" e "O Shakuntala". Em concerto, far-se-á acompanhar pelo seu irmão Subhashish, Chitrangana Agle Reshwal e Charu Hariharan.

O guitarrista e vocalista James Blood Umer actua no último dia do festival, 25 de Julho, também no Castelo Medieval. Os discos "Birthright", de 2005; e "Bad Blood in the City: The Piety Street Sessions"; de 2007, são os mais aclamadosexemplares da sua longa carreira no mundo do blues.

A edição 2009 do Festival Músicas do Mundo decorre de 17 a 25 de Julho em vários espaços da cidade e do concelho de Sines.

Realizado todos os meses de Julho, este é o maior evento nacional no seu género, tendo já acolhido um total de 164 projectos musicais, vistos por mais de 325 mil espectadores, ao longo de dez anos.

Sara Novais