A presença de Carl Cox veio reforçar a ideia de que o cartaz da edição espanhola do Rock in Rio se rege sobretudo pelas sonoridades eletrónicas, uma diferença em relação ao programa do Rock in Rio-Lisboa 2012, que teve lugar nos dias 25 e 26 de maio e 1, 2 e 3 de junho, no Parque da Bela Vista.

Esta quinta-feira, 5 de julho, o município de Arganda del Rey, nos arredores da capital espanhola, recebe a segunda parte do Rock in Rio-Madrid, após o início do evento na semana passada, no sábado, 30 de junho. De acordo com os dados da organização, 42 mil pessoas rumaram ate à Cidade do Rock neste dia.

Para além de Carl Cox, sobem também esta quinta-feira ao Palco Mundo outros nomes da música internacional como Calvin Harris, Amaia Montero, El Último Vagón e Swedish House Mafia, coletivo que está a aproveitar a última digressão antes de os seus três membros abandonarem definitivamente o projeto.

Na sexta-feira, 6 de julho, a organização apelidou o cartaz do Palco Mundo como sendo a «Noite Eletrónica».

David Guetta, Pitbull, Erick Morillo, Afrojack, Martin Solveig, Pete Tong e Wally Lopez são os convidados desta noite dedicada aos amantes da música de dança e a organização mostra-se bastante otimista em relação à recetividade do público.

«Entre as 19:00 e as 04:00, Arganda del Rey vibrará com os melhores DJs, numa maratona eletrónica com a qual se espera reunir dezenas de milhares de pessoas, batendo um recorde de assistência na história da música eletrónica e do próprio festival em Espanha», pode ler-se na página oficial do Rock in Rio-Madrid.

O último dia do evento, 7 de julho, o cartaz será mais híbrido. O som das guitarras dos Red Hot Chili Peppers, o ‘rock alternativo’ dos Incubus e as influências ciganas e multiétnicas dos Gogol Bordello vão viver em comunhão com os ‘sets’ de Joel Zimmerman, mais conhecido por Deadmau5.

Por seu lado, a Eletrónica vai continuar no universo da música de dança. À cabine ainda vão subir, durante os próximos três dias, Dani Moreno, Cristian Varela, Steve Lawler, o português Dj Vibe, entre outros.

Pela Rock Street, uma das novidades da Cidade do Rock, vão continuar a ouvir-se os ritmos do ‘jazz’ e do ‘blues’ conjugados com a animação de vários artistas de rua.

A Street Dance, outra das novidades, continuará a apresentar, de forma ininterrupta, demonstrações de dança de rua protagonizadas por vários bailarinos (breakers, bboy, krump, loking, poping, new style, funky, waving, entre outros).

Os coreógrafos Karen y Manu García, coordenadores da escola Kmb Dance, estarão acompanhados por alguns dos considerados melhores bailarinos de Espanha e por uma seleção de alunos desta escola.

No último dia do festival, 7 de julho, o júri, constituído pelo radialista Tony Aguilar e por representantes da Escola KMB e do Rock in Rio, vão escolher o melhor grupo para atuar na grande final do concurso no Rock in Rio-Buenos Aires 2013, lado a lado com o vencedor português, Momentum Crew.

Os finalistas do concurso de Argentina, Lisboa, Rio de Janeiro, Madrid e da categoria internacional (o Rock in Rio vai lançar um concurso online nos países em que não se realiza o evento) competirão nesta grande final.

Em jogo estão 20 mil dólares para o primeiro classificado, 7 mil dólares para o segundo e 3 mil dólares para o terceiro.

@Daniel Pinto Lopes