![Buraka Som Sistema elogiados pelo El Mundo](/assets/img/blank.png)
O grupo atuará a 17 e 18 de fevereiro em Madrid e Barcelona, respetivamente, e o jornal El Mundo dá-lhes destaque este mês por conta do novo álbum, "Komba", com um curto texto e um vídeo no qual os músicos interpretam, num quarto de hotel, o tema "(We Stay) Up All Night".
Para aquele diário espanhol, os Buraka Som Sistema são "uma referência da [música de] dança mais exótica", mas também "o representante mais popular do kuduro ao nível internacional".
Embora o kuduro seja apenas uma das matrizes dos Buraka Som Sistema, é nele que o jornal se foca, explicando que é "um subgénero eletrónico" angolano feito "com poucos meios, sons estridentes e que convidam a uma dança frenética".
"Komba", o sucessor do disco "Black Diamond", demorou quase um ano a ser preparado e foi pensado a partir do zero, numa espécie de retiro numa casa em Monchique, em setembro do ano passado.
Os nomes dos convidados de “Komba” (Kaysha, Sara Tavares, Afrikan Boy, Stereotyp, Mixhell e Bomba Estereo) só surgiram depois de fazerem as canções funcionar com todos os elementos que vinham da digressão do “Black Diamond”: Conductor (Andro Carvalho (MC), Riot (DJ), J-Wow (João Barbosa, DJ), Kalaf (MC), Blaya (MC) e Fred Ferreira (bateria). "Essas são as pessoas que construíram a identidade, o som, dos Buraka. Decidimos primeiro vamos fazer as canções funcionarem com as pessoas que estiverem presentes", contou Kalaf à agência Lusa.
O disco já foi apresentado nos coliseus de Lisboa e do Porto e o grupo tem preparada uma agenda de concertos para 2012. Em janeiro estará nos Estados Unidos e Canadá, mas também em Guimarães, no dia 28 de janeiro, no âmbito da Capital da Europeia da Cultura 2012. Em fevereiro os Buraka Som Sistema apresentar-se-ão em Espanha e na Holanda e, em Março, em França.
@Lusa
Comentários