«O objetivo é chamar a atenção dos jovens portugueses para esta temática e a melhor forma que encontrámos foi através da música», disse à agência Lusa um dos promotores da iniciativa, César Neto, da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento.
Esta plataforma, que existe há mais de vinte anos, reúne 69 organizações e associações portuguesas, como a Abraço, Chapitô, Caritas Portuguesa e a Oikos, e prepara-se para lançar este mês uma campanha sem fins lucrativos que se associa aos Objetivos do Milénio.
São oito os objetivos do desenvolvimento do milénio que vários países se comprometeram a cumprir até 2015, como erradicar a pobreza extrema e a fome, reduzir a taxa de mortalidade infantil, melhorar a saúde materna e assegurar a sustentabilidade ambiental.
Para a campanha portuguesa, a cada um dos oito objetivos estará associada uma banda ou artista português.
Além dos Orelha Negra, Moonspell e noiserv aceitaram participar nesta campanha os Nu Soul Family, João Só e os Abandonados, Souls of Fire, Easyway e Humble.
A campanha da plataforma portuguesa arrancará no final de agosto e nas oito semanas seguintes será revelado o objetivo associado a cada artista.
Cada um dos oito artistas cedeu uma música do repertório para uma coletânea a editar no outono. Aos oito temas junta-se uma canção original na qual todos participaram, disse César Neto, sem adiantar mais pormenores.
"Esta campanha não tem fins lucrativos, só consciencialização", disse o responsável.
Para César Neto, esta campanha tem sobretudo como função alertar o público mais jovem - entre os 13 e os 30 anos - para os Objetivos do Milénio, mesmo que à escala nacional não se consiga fazer muito para que esse oito objetivos se cumpram.
"É uma questão de perspetiva. Se for a plataforma a dizer que há mais de 1.400 milhões de pessoas a viverem com menos de um euro por dia é uma coisa. Mas se forem os músicos é outra. Além disso, os pequenos gestos podem fazer tudo e os portugueses já deram provas que em situações de emergência ajudam", disse.
A campanha poderá ser acompanhada, a partir do final de agosto, no site http://www.por1objectivo.org/.
Em registo de pré-campanha, a plataforma portuguesa estará no festival Paredes de Coura a promover a iniciativa.
@Lusa
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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