Fruto de "uma vontade crescente de voltar a tocar" e de continuar a alimentar a sua relação com o piano, como refere a promotora em comunicado, o espetáculo de António Pinho Vargas inclui a interpretação de alguns dos temas considerados mais emblemáticos do músico e compositor, como “Dança dos Pássaros”, “Tom Waits”, “Vilas Morenas”, “June” ou “O Movimento Parado das Árvores”, entre outros.

"A minha atividade de compositor, que nos últimos anos tem sido dominante, não fez esquecer a prática musical acumulada durante os longos anos de existência dos meus grupos de jazz e a minha relação com o piano", contextualiza o pianista, ainda citado pela organização. António Pinho Vargas admite ainda que este projeto a solo "permitiu revisitar músicas compostas há décadas e redescobrir o prazer físico que provoca o ato de tocar".

Compositor, músico e ensaísta, António Pinho Vargas foi condecorado pelo Presidente de República Mário Soares com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1995) e galardoado com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1998).

O pianista recebeu por três vezes o Prémio de Imprensa Sete de Ouro para a categoria de “Melhor Disco Instrumental do Ano”.

Atual investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professor na Escola Superior de Música de Lisboa, António Pinho Vargas já compôs estilos tão diversos, como jazz, música de câmara, música contemporânea, composições para orquestra, para coro e mesmo para banda sonora de vários projetos televisivos e cinematográficos.

Os bilhetes para o concerto do Theatro Circo custam sete euros.