David e Stephen Dewaele ganharam alguma notoriedade em meados dos anos 90 enquanto elementos dos Soulwax, mas foi o seu projecto paralelo que os tornou em estrelas globais no universo da música de dança.

Enquanto 2 Many DJs, a dupla fez do mashup uma arte maior ao cortar e colar canções de artistas aparentemente inconciliáveis, aliando um conhecimento enciclopédico da música pop a um sentido lúdico imparável.

Na noite de sábado, Stephen perdeu o avião e foi substituído por Stefaan Van Leuven (também dos Soulwax) mas a vitalidade dos 2 Many DJs manteve-se intacta. E até saiu reforçada com o novo espectáculo multimédia do projecto, que além do imprevisível caldeirão musical surpreendendeu pela forte atenção à imagem. Nos ecrãs atrás do duo foram surgindo animações centradas nas capas dos discos que se iam ouvindo, um processo "semelhante aos tempos em que as pessoas iam a uma loja de discos ou a um bar de música e levantavam as capas dos álbuns", explicou David.

"É muito eficaz e faz a música ganhar vida", sublinhou ainda, e de facto esta novidade funcionou como uma forte mais-valia para que a actuação dos 2 Many DJs fosse ainda mais contagiante.
O alinhamento contemplou temas dos Roxy Music, Sepultura, Prodigy (o já inevitável "Out of Space"), Queen ou Gossip,incluiu um medley dedicado ao dinheiro (com Johnny Cash, ABBA ou Pink Floyd) e outro de tom french touch (com Daft Punk, Vitalic ou Justice) e serviu, como cereja em cima do bolo, a estupenda remistura de "Kids", dos MGMT, talvez a melhor de sempre dos Soulwax (o que não é dizer pouco quando as piores são quase todas muito boas).

No final, uma chuva de confetti acompanhou "Love Will Tear Us Apart", dos Joy Division, a fechar em alta uma hora que soube a pouco. Mas quemficou com vontade de ver e ouvirmais pode sempre passar pelo Sudoeste a 4 de Agosto, a próxima actuação dos 2 Many DJs agendada paraPortugal.

Entrevista a David Dewaele:

Texto @Gonçalo Sá

Entrevista @Inês Gens Mendes e Vera Moutinho