A compilação em livro dos comentários semanais sobre cinema de João Manuel Serra, mais conhecido como «Senhor do Adeus», será lançada esta quinta-feira, 5 de Maio, pelas 21h30, na Feira do livro de Lisboa.
Em destaque no «e-Cinema» desta semana está «Winnie The Pooh», a aposta da Disney para este ano, num filme em que retoma o estilo das curtas-metragens originais feitas nos anos 60 sobre um urso muito esfomeado.
Salvatore Izzo, um bispo italiano, publicou uma carta no diário «Avvenire», ondu pede aos católicos de todo o país para não verem o último filme de Nanni Moretti, «Habemus Papam».
O encerramento dos cinemas do Saldanha Residence, em Lisboa, deveu-se à necessidade de concentrar esforços e, embora dolorosa, não foi uma decisão grave, diz Paulo Branco, que garante continuar a exibição de filmes independentes em 11 salas.
Dwayne Johnson e Joaquim de Almeida juntam-se à equipa que fez o sucesso da série «Velocidade Furiosa» no quinto filme da série, que se revelou um enorme sucesso na estreia nos EUA. O SAPO apresenta em exclusivo quatro minutos do filme.
Passaram-se 45 anos desde que a Disney fez a sua primeira adaptação das histórias de Winnie The Pooh. Este ano o urso de peluche está de volta ao cinema. Os animadores do filme explicaram ao SAPO como foi fazer estas personagens.
O filme «Hortas di Pobreza» (Guiné-Bissau, 2010), de Sara Sousa, foi escolhido como a Melhor Longa Metragem na segunda edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que termina hoje.
A versão televisiva do muito elogiado «Mistérios de Lisboa» chega hoje ao DVD e estreia amanhã na RTP, com mais de uma hora de metragem nunca vista no cinema. O SAPO falou com alguns dos actores que renascem na nova versão.
O terceiro filme da saga que teve origem na linha de brinquedos da Hasbro chega ao cinema no final de Junho, uma vez mais realizada por Michael Bay e produzida por Steven Spielberg. O trailer completo já está na internet.
A sala principal do Cinema S. Jorge, em Lisboa, passa a partir de hoje a ostentar o nome do realizador Manoel de Oliveira, que se afirmou «sensibilizado» com a iniciativa da câmara da capital.
Um documentário muito especial, que acompanha Dominguinhos, o principal sanfoneiro do Brasil, numa viagem pelo seu país focado nas regiões onde o instrumento que toca se desenvolveu.
«Artur» é uma curta-metragem realizada por um grupo de alunos da Universidade Católica Portuguesa do Porto que regista a vida do realizador Artur Ramadas, com depoimentos de figuras como Sérgio Godinho e Francisco Louçã.
«Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 2» é o filme que encerra a saga cinematográfica do aprendiz de feiticeiro criado por J.K.Rowling. O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
O realizador Manoel de Oliveira confessou ontem, na antestreia do filme no Auditório de Serralves, que o filme «O Estranho Caso de Angélica» era um sonho que já não esperava concretizar.
A exibição do novo filme de Manoel de Oliveira é um dos momentos altos do FESTin, já que coincide também com a cerimónia de «baptismo» da Sala 1 do Cinema São Jorge com o nome do cineasta portuense.
O realizador Kenneth Branagh viu a sua carreira celebrizada pelos trabalhos inspirados em Shakespeare. Em «Thor» pôs as mãos num desafio diferente mas, ao mesmo tempo, com tanto em comum. Estivemos à conversa com ele e com o actor Tom Hiddleston.
A Marvel abre o ciclo de blockbusters deste ano com «Thor», o filme que tem como protagonista o super-herói saído da mitologia nórdica. O filme de Kenneth Branagh está em destaque no «e-Cinema desta semana.
O realizador norte-americano Darren Aronofsky («O Cisne Negro») vai presidir ao júri da 68ª edição do Festival de Cinema de Veneza, em Itália, anunciou hoje a organização.
A próxima edição dos Óscares, os mais importantes prémios norte-americanos de cinema, acontecerá a 26 de Fevereiro de 2012 em Los Angeles, Califórnia, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Uma sociedade não se define só pelo que produz ou consome, mas também «pelo que joga fora», acredita Vik Muniz, autor de um projecto artístico que envolveu os catadores de lixo num aterro do Rio de Janeiro, documentado em «Lixo Extraordinário»
Portugal é o país em destaque na segunda edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que começa hoje em Lisboa e inclui uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira.
Produzido por Fernando Meirelles, «Lixo Extraordinário» é um dos documentários mais elogiados da actualidade, e contará na sessão de hoje com a presença do artista plástico Vik Muniz e do co-realizador João Jardim.
A decisão foi consensual: o australiano Chris Hemsworth foi escolhido pela Marvel para dar corpo a «Thor». O SAPO esteve à conversa com o actor sobre a rodagem do filme e a dura preparação física que o colou à imagem do deus do trovão.