Exibidos em 2012, ano eleitoral nos Estados Unidos, os os grandes favoritos da 83ª edição dos Óscares têm uma forte componente política que pode influenciar o caminho para a conquista dos prémios mais ambicionados de Hollywood.
A alteração foi discreta e só agora foi confirmada oficialmente: o espetáculo de entrega dos Óscares perdeu oficialmente o nome de «Academy Awards» e a indicação de que se trata da 85ª cerimónia, para passar a chamar-se apenas «the Oscars»
Após o sucesso esmagador de «Tentação», Cristina Câmara volta a atuar às ordens de Joaquim Leitão em «Quarta Divisão», no papel de uma mãe sofrida cujo filho desaparece. O SAPO Cinema falou com a atriz.
Na semana que antecede a cerimónia dos prémios da Academia, deixamos de lado as estreias e a agenda e olhamos para alguns dos mais marcantes momentos da última década nos Óscares.
Hugh Jackman, Anne Hathaway, Catherine Zeta-Jones, Jennifer Hudson e Russell Crowe são algumas das estrelas de cinema que vão cantar na próxima cerimónia de entrega dos Óscares, numa homenagem aos musicais da última década.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reconheceu hoje, em Lisboa, que existe um atraso na aplicação do Plano Nacional de Cinema, indicando que o projeto deverá estar a funcionar em pleno no próximo ano letivo.
Foi esta a questão que se colocou o ilustrador e designer canadiano Phil Postma, que criou várias versões detalhadas dos heróis dos universos «Star Wars», «Star Trek», Marvel e DC Comics como se tivessem sido criados pela Pixar.
Joaquim Leitão, o realizador de sucessos como «Adão e Eva» e «Tentação», estreia-se no cinema abertamente policial com «Quarta Divisão», escrito e produzido por Tino Navarro. O SAPO Cinema falou com os dois sobre o novo filme português.
Festivais de cinema ambiental, de jazz e de artes plásticas, a reedição da expedição científica à Serra da Estrela e uma exposição sobre Álvaro Cunhal fazem parte do programa cultural da Câmara de Seia para este ano.
«A Dame to Kill For» é o novo filme da saga «Sin City», cuja estreia, há muito adiada, está confirmada para outubro de 2013. O vasto elenco integra Josh Brolin, Mickey Rourke, Bruce Willis, Jessica Alba e Joseph Gordon-Levitt.
Foi esta a questão que se colocou o ilustrador e designer canadiano Phil Postma, que criou várias versões detalhadas dos heróis dos universos «Star Wars», «Star Trek», Marvel e DC Comics como se tivessem sido criados pela Pixar.
Foi esta a questão que se colocou o ilustrador e designer canadiano Phil Postma, que criou várias versões detalhadas dos heróis dos universos «Star Wars», «Star Trek», Marvel e DC Comics como se tivessem sido criados pela Pixar.
O filme «Child's Pose», do cineasta romeno Calin Peter Netzer, foi o vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim deste ano. O realizador português João Viana recebeu uma menção de honra pela longa-metragem «A Batalha de Tabatô».
O Espaço Nimas, em Lisboa, vai receber duas sessões exclusivas: no sábado será projetado o «Django» original, com a presença do protagonista Franco Nero, e no domingo, um conjunto de curtas com Asia Argento realizadas por The Legendary Tigerman
Antes da queda do meteorito na Rússia, o cinema já tinha mostrado catástrofes semelhantes a abaterem-se no nosso planeta vindas do espaço. Eis alguns exemplos de como a Sétima Arte tem tratado o fenómeno.
Para festejar os 20 anos da Disneyland Paris, a conhecida casa de moda francesa Lanvin foi convidada a criar um vestido para uma das estrelas do parque. O estilista Alber Elbaz desenhou um vestido de gala para nada menos do que a Minnie.
O diminuto Tyrion Lannister da série «A Guerra dos Tronos» vai ser um super-herói da Marvel: o realizador Bryan Singer acaba de confirmar que Peter Dinklage vai participar em «X-Men: Days of Future Past», ao lado de Hugh Jackman.
Com apenas nove anos, Quvenzhané Wallis tornou-se a mais jovem nomeada de sempre ao Óscar de Melhor Atriz, por «Bestas do Sul Selvagem», que acaba de estrear. Mas houve mais crianças nomeadas e até vencedoras da tão cobiçada estatueta dourada.
Bruce Willis regressa ao papel de John McClane, que o imortalizou no cinema, no quinto filme da série «Die Hard», «Nunca é Bom Dia para Morrer». A fita é a nossa estreia da semana.
Num futuro pouco risonho, Tom Cruise é um dos últimos homens a trabalhar no planeta Terra, e vê a sua vida virada do avesso quando encontra Olga Kurylenko. O filme chama-se «Esquecido» e o trailer legendado já está na internet.
O filme «Comboio Noturno para Lisboa», do realizador dinamarquês Bille August, rodado em Portugal, terá a sua estreia mundial hoje no Festival de Cinema de Berlim.
O filme português «Tabu», de Miguel Gomes, foi distinguido com o prémio de Melhor Argumento Original da International Cinephile Society, de acordo com informação disponível na página oficial na Internet.
Um cartaz muito especial, com estatuetas alusivas a cada um dos vencedores do Óscar de Melhor Filme, acaba de ser lançado pela Academia. Descubra o filme que corresponde a cada um dos troféus.