• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

MOTELx: Os 10 melhores filmes de terror do mestre Roger Corman

L.S.
5 set 2017 06:00
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Filme com James McAvoy abre hoje a 18.ª edição do festival MOTELX
    L.S. / Lusa · Atualidade · 10 set 2024 08:52

    Filme com James McAvoy abre hoje a 18.ª edição do festival MOTELX

  • Morreu o produtor e realizador Roger Corman, o rei do cinema de série B norte-americano
    L.S. · Atualidade · 12 mai 2024 10:07

    Morreu o produtor e realizador Roger Corman, o rei do cinema de série B norte-americano

    por Luís Salvado
Este artigo tem mais de 7 anos
Com 91 anos, o produtor e realizador Roger Corman é o convidado de luxo do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O SAPO Mag relembra algumas obras deste mestre famoso pelos milagres a partir de orçamentos insignificantes e prazos reduzidos.
  • Com 91 anos, o produtor e realizador Roger Corman é o convidado de luxo do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O SAPO Mag relembra algumas obras deste mestre famoso pelos milagres a partir de orçamentos insignificantes e prazos reduzidos.
  • Roger Corman trabalhou a maior parte do tempo com a American International Pictures (AIP) e, para além dos inúmeros talentos que depois brilharam na Nova Hollywood, teve uma grande equipa de argumentistas (Richard Matheson, Charles Griffith, Charles Beaumont), diretores de arte (Daniel Haller) e de fotografia (Floyd Crosby, Nicolas Roeg). Também profícua foi a colaboração com Vincent Price, que entrou nos oito filmes do ciclo inspirado em Edgar Allan Poe. O top que se segue da sua carreira ainda deixa de fora trabalhos como “O Enterrado Vivo" (1962) e “O Túmulo de Ligeia" (1964)...
  • Da feliz união mercadológica da AIP com a Amalgamated, uma das melhores produtoras de terror britânicas (“Horrors of the Black Museum”, “Peeping Tom”) saiu o maior orçamento de Corman. Melhor uso impossível – nesta obra magistral. Em tempos de Peste (a Morte Vermelha do título), o castelo é o refúgio dos aristocratas pouco recomendáveis, liderados para um incrivelmente pérfido Prospero (Vincent Price) em busca de um voluptuoso festim satânico. Mas a “Morte não tem mestre”, diz a própria ao incauto príncipe. Cenários, cores, personagens, história (escrita principalmente por Beaumont, que adoeceu antes de terminar), câmara/luzes (a cargo do genial Nicolas Roeg) – tudo funciona neste pesadelo barroco, amargamente existencial, repleto de poesia.
  • Corman percebeu que o mercado de “drive-ins” dos anos 50 caminhava para o ocaso; com o estatuto em alta, recusou-se a fazer outro dos seus “cheapies” para propor novos horizontes. O resultado foi uma cuidadosa adaptação do conto de Edgar Allan Poe. O filme relacionava a construção visual a um princípio contido no original – a associação entre degradação moral e ruína física. Para contar esta história sem vilões mascarados (“a casa é o monstro”, dizia Corman para convencer a AIP), reuniu-se o grande naipe de talentos e colaborações que se mantiveram ao longo dos quatro anos do ciclo que o sucesso do filme originou. Este incluía Daniel Haller na direção de arte, Floyd Crosby na fotografia e Richard Matheson no argumento – combinados com a música particularmente eficaz de Les Baxter e o uso de quadros impressionistas para reforçar nos retratos a perfídias dos ancestrais de Roderick Usher – uma das melhores composições de Vincent Price.
  • Uma cópia não tem de ter caráter pejorativo; “A Queda da Casa Usher” definiu os parâmetros, “O Fosso e o Pendulo” expandiu-os. Até a mobília do primeiro transitou para recriação no segunda. A ideia inicial é a mesma: um cenário requintado esconde caves (e instrumentos de tortura, neste caso) com raros vislumbres externos. Isso significa novamente os ricos interiores de Daniel Haller e os temas pertencentes ao cocktail “poeniano” habitual – com o seu protagonista (Price novamente) torturado pela culpa e à beira da desintegração, mais enterramentos vivos e sequências oníricas. Traz ainda um apelo extra – uma pequena participação da musa terrorífica dos anos 60, Barbara Steele. A reviravolta final é uma pérola de perversidade mórbida.
  • O mercantilismo da AIP inseriu o filme no ciclo Poe, mas a origem é outra – H.P. Lovecraft. Certamente tem Price assolado por uma maldição (com abertura semelhante a de “A máscara do Demónio”, clássico de três anos antes de Mario Bava); ela foi lançada pelo seu próprio antepassado, dado a feitiçarias, Joseph Curwen (também Price, obviamente). Este último não tenta apenas apossar-se do corpo do seu inocente herdeiro que observa o seu quadro na sala; antes de morrer um século antes lançou votos de infelicidade eterna sobre todo o vilarejo que o condenou. Entre nevoeiros e ruas pouco distinguíveis, aterradores mutantes dão ao filme um tom distinto dos outros projetos do ciclo.
  • Era fácil ser cínico com a pseudociência (“The Undead”) – mais temerário era ironizar os costumes da prestigiosa geração 'beat' na aurora da contracultura. Dick Miller vive um empregado de balcão ingénuo e burro que, ao matar um gato por acidente e cobri-lo com argila, é 'descoberto' como um grande artista. Para manter o estatuto, no entanto, precisa arranjar mais 'matéria-prima'… Uma cruel demolição da vida dos artistas (a pomposidade, as vaidades, as contradições) misturado com assassinatos em série. Ou, como diz o poeta, que 'as suas mesquinhas mortes sejam argila para as suas mãos!'. A salientar apenas que, ao contrário do que diz Corman na sua autobiografia, ele NÃO inventou com esse filme as “comedy horrors” – que já existiam desde os anos 20.
  • O original de “The Black Cat” incluía alcoolismo, assassinatos, ocultação de cadáver; inspira (com uma engenhosa inclusão de “The Cask of Amontillado”) o maior dos três episódios de "A Maldita, o Gato e a Morte”. No meio desta macabra história há uma impagável cena de humor: Vincent Price, pomposo e efeminado, faz um duelo de degustação de vinhos com Peter Lorre – que, apesar de ingerir como um alarve qualquer bebida que lhe pusessem à frente, sabia diferenciar alhos de bugalhos. Há ainda a mais solene abordagem de “Morella”, abusando da 'teia de aranha' para simbolizar o ostracismo do protagonista, ou da degradação cadavérica de “The Strange Case of Mr. Waldemar”.
  • Quem esquecerá uma devoradora planta falante desesperada por sangue – especialmente quando as suas palavras geralmente se resumem a um sonoro e ardiloso “feeeed meeee!!!”? Clássico de culto absoluto – com a dupla  Charles B. Griffith /Corman repetindo algumas das ideias de “O Balde de Sangue” (o inadaptado que vira assassino por acaso, o ganancioso que o encobre por dinheiro, ainda que apavorado, o amor platónico do protagonista, etc.) para tomar um rumo quase delirante e a beirar o burlesco “chapliniano”.
  • Uma pausa no ciclo “poeniano” para o dia-a-dia das ruas da metrópole. Um médico (Ray Milland) desenvolve um produto que o faz ver além das aparências iniciais. A era dos cientistas loucos no cinema de terror caminha para a extinção; se o começo parece igual a dezenas de filmes feitos nos 30, 40 e 50, o resto estabelece o projeto mais singular de Corman. Da ciência para o campo místico – não religioso nem moral – “X” passa por circos, mercadores e curandeiros. O cineasta teve dúvidas ao embarcar para esta viagem: se os recursos técnicos falhassem, o espectador seria enganado. O “Spectorama” (conjunto de recursos óticos) deu à volta a situação, enquanto o final, diferente de tempos anteriores, demonstra uma visão social muito mais sombria. Ao que parece, os anos 60 não foram “tão dourados” quanto isso…
  • Um dos melhores esforços de Corman no terreno do orçamento extramente baixo com que trabalhava em início de carreira. Em termos temáticos, a produtora AIP atirava para todos os lados e o alvo aqui é a 'febre' da reencarnação despoletada por caso mediático da altura. Sem se levar muito sério, Corman e seu colaborador mais dado ao humor, Charles Griffith, investem numa movimentada história de 'regresso ao passado' que inclui Mefistófeles, feiticeiras, enterramentos vivos, cadáveres para todos os gostos, anedotas diversas e até uma literal 'dança macabra'…
  • O famoso “nevermore” do poema de Edgar Poe serve para inspirar a última piada do filme; cansados de terror, o argumentista Richard Matheson e Roger Corman valeram-se do sucesso dos momentos de comédia de “A Maldita, o Gato e a Morte” para fugir dos modelos macabros. Mais do que comédia negra, aposta francamente no absurdo até chegar, claro, ao 'duelo' entre os dois grandes mágicos – Vincent Price e Boris Karloff. Peter Lorre (no papel-título!) completa este Grande Triunvirato da História do Cinema de Terror.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Filme com James McAvoy abre hoje a 18.ª edição do festival MOTELX
    L.S. / Lusa · Atualidade · 10 set 2024 08:52

    Filme com James McAvoy abre hoje a 18.ª edição do festival MOTELX

  • Morreu o produtor e realizador Roger Corman, o rei do cinema de série B norte-americano
    L.S. · Atualidade · 12 mai 2024 10:07

    Morreu o produtor e realizador Roger Corman, o rei do cinema de série B norte-americano

    por Luís Salvado

Em destaque

  • Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas
    Música · 13 mai 2025 22:22

    Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas

  • Festival da Eurovisão: versões de "Deslocado", dos Napa, conquistam TikTok. Veja os vídeos
    Música · 13 mai 2025 13:49

    Festival da Eurovisão: versões de "Deslocado", dos Napa, conquistam TikTok. Veja os vídeos

    por Tiago David
  • Brad Pitt nas voltas da Fórmula 1: veja o novo trailer de "F1"
    L.S. · Atualidade · 13 mai 2025 16:51

    Brad Pitt nas voltas da Fórmula 1: veja o novo trailer de "F1"

  • Morreu Samuel French, ator de "Fear the Walking Dead" e do filme "Assassinos da Lua das Flores"
    Séries · 13 mai 2025 14:42

    Morreu Samuel French, ator de "Fear the Walking Dead" e do filme "Assassinos da Lua das Flores"

Últimas

  • Música · 14 mai 2025 00:11

    Iolanda e antigos concorrentes prestam tributo a Céline Dion no Festival Eurovisão: veja o momento

  • Música · 13 mai 2025 22:22

    Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas

  • Música · 13 mai 2025 20:52

    Festival da Eurovisão: veja aqui a atuação dos Napa na primeira semifinal

  • L.S. / AFP · Atualidade · 13 mai 2025 20:05

    "Estamos a lutar ferozmente pela democracia": De Niro ataca Trump durante homenagem no Festival de Cannes

  • Música · 13 mai 2025 19:50

    Dos Napa aos KAJ ou Tommy Cash: veja aqui todas as atuações da primeira semifinal do festival da Eurovisão

  • L.S. / AFP · Atualidade · 13 mai 2025 18:20

    Novo "dress code" na passadeira vermelha do Festival de Cannes "força" Halle Berry a mudar de vestido

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay