• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Da adolescência à família e desemprego: 5 filmes a descobrir na Festa do Cinema Italiano

SAPO Mag
  • Gonçalo Sá
    Gonçalo Sá
11 abr 2025 17:40
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Festa do Cinema Italiano regressa em abril: abre com "A Grande Ambição" e fecha com Cicciolina
    L.S. · Atualidade · 24 mar 2025 11:41

    Festa do Cinema Italiano regressa em abril: abre com "A Grande Ambição" e fecha com Cicciolina

  • "A Grande Ambição" abre a Festa do Cinema Italiano, que regressa em abril
    SAPO Mag / Lusa · Atualidade · 3 mar 2025 20:09

    "A Grande Ambição" abre a Festa do Cinema Italiano, que regressa em abril

A decorrer em Lisboa até dia 17 de abril, a 18.ª edição da Festa do Cinema Italiano conta com sessões nos cinemas São Jorge, Turim, El Corte Inglés, Fernando Lopes e na Cinemateca Portuguesa antes de se alargar a mais de 20 cidades. Entre clássicos e antestreias, homenagens a Marcello Mastroianni e Antonio Pietrangeli ou muitas iniciativas paralelas, a programação é vasta. O SAPO Mag ajuda a escolher e aposta nos cinco filmes inéditos da secção competitiva.
  • A decorrer em Lisboa até dia 17 de abril, a 18.ª edição da Festa do Cinema Italiano conta com sessões nos cinemas São Jorge, Turim, El Corte Inglés, Fernando Lopes e na Cinemateca Portuguesa antes de se alargar a mais de 20 cidades. Entre clássicos e antestreias, homenagens a Marcello Mastroianni e Antonio Pietrangeli ou muitas iniciativas paralelas, a programação é vasta. O SAPO Mag ajuda a escolher e aposta nos cinco filmes inéditos da secção competitiva, todos dirigidos por novos realizadores e em destaque na Sala 3 do São Jorge.
  • Primeira longa-metragem de um realizador que foi assistente de realização de Luca Guadagnino na brilhante minissérie "We Are Who We Are" (Sky Atlantic/HBO), este drama sobre a entrada na idade adulta relata a jornada emocional e geográfica (entre Palermo, Londres, Siena, Milão e Turim) de um estudante de literatura. Movendo-se entre o estudo dos clássicos italianos e a autodescoberta, o resultado foi aplaudido no Festival de Veneza (e nomeado em duas categorias) e arrecadou o Young Talent Award no de Hamburgo. "Diciannove" é exibido na Sala 3 do Cinema São Jorge esta sexta-feira, dia 11, e repete na segunda, dia 14, sempre às 19h15.
  • Além de atriz, a alemã Alissa Jung destacou-se como realizadora em várias curtas-metragens e assina aqui a primeira longa. Centrada numa adolescente que viaja até Itália para conhecer o pai, após uma separação de 15 anos, acompanha um reencontro vincado pelo ressentimento e pela possibilidade de redenção. Luca Marinelli, um dos atores italianos mais confiáveis do momento ("As Oito Montanhas", "Martin Eden"), encarna a figura paterna. O filme é exibido na Sala 3 do Cinema São Jorge esta sexta-feira, 11 de abril, às 21h45, e repete na próxima terça, dia 15, às 19h15.
  • Baseada no livro "Fumo sulla città", de Alessandro Leogrande, a primeira aventura na realização de Michele Riondino recua até aos anos 1990 de Taranto, a sua terra natal, para um olhar sobre a alienação e o trabalho a partir do quotidiano de um operário recrutado pela empresa para espiar os colegas. Riondino, que também é um dos argumentistas, partilha o protagonismo com o quase sempre ótimo Elio Germano num drama vencedor de 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello. "O Lugar do Trabalho" passa na Sala 3 do Cinema São Jorge este sábado, dia 12, às 19h30, e repete na quinta-feira, dia 17, às 19h15.
  • Natural do Irão, Milad Tangshir estudou Cinema na Universidade de Turim e vive desde 2011 na cidade italiana que é o cenário da sua primeira longa-metragem de ficção (depois de várias curtas e um documentário). História de um imigrante clandestino que se torna ciclista de entregas após ter ficado desempregado, tem suscitado comparações a "Ladrões de Bicicletas" (1948), clássico de Vittorio De Sica, ao longo do seu já longo percurso por festivais dentro e fora de portas (saiu do de Veneza com dois prémios). "Anywhere Anytime" tem sessões na Sala 3 do Cinema São Jorge segunda-feira, 14 de abril, às 21h45, e na quarta, dia 16, às 19h00.
  • O realizador de "Una femmina" (que passou pela Festa do Cinema Italiano há três anos) está de volta com um retrato familiar que sabe olhar para temas fortes (violência doméstica, crescimento da extrema-direita) sem cair no sensacionalismo. Crónica de pais e filhos com o passado e o presente num confronto contínuo, também é muito bem defendida por um elenco do qual se destacam o jovem Francesco Gheghi (Prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza) e o veterano Francesco Di Leva. Quem não esteve na sessão desta quinta-feira, tem uma nova oportunidade na próxima terça, dia 15, às 21h45, na Sala 3 do Cinema São Jorge.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Festa do Cinema Italiano regressa em abril: abre com "A Grande Ambição" e fecha com Cicciolina
    L.S. · Atualidade · 24 mar 2025 11:41

    Festa do Cinema Italiano regressa em abril: abre com "A Grande Ambição" e fecha com Cicciolina

  • "A Grande Ambição" abre a Festa do Cinema Italiano, que regressa em abril
    SAPO Mag / Lusa · Atualidade · 3 mar 2025 20:09

    "A Grande Ambição" abre a Festa do Cinema Italiano, que regressa em abril

Em destaque

  • Médico acusado por overdose de Matthew Perry declara-se culpado. Arrisca pena até 40 anos
    L.S. / AFP · Showbiz · 17 jun 2025 09:45

    Médico acusado por overdose de Matthew Perry declara-se culpado. Arrisca pena até 40 anos

  • Ava Max anuncia nova digressão mundial: cantora regressa a Portugal em novembro
    Música · 17 jun 2025 18:01

    Ava Max anuncia nova digressão mundial: cantora regressa a Portugal em novembro

  • Glenn Close e Billy Porter vão entrar no novo filme "Hunger Games"
    L.S. · Atualidade · 17 jun 2025 17:43

    Glenn Close e Billy Porter vão entrar no novo filme "Hunger Games"

  • Próximo filme da DC já tem protagonista: britânico Tom Rhys Harries vai ser Clayface
    L.S. · Atualidade · 17 jun 2025 16:42

    Próximo filme da DC já tem protagonista: britânico Tom Rhys Harries vai ser Clayface

Últimas

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 18 jun 2025 09:23

    Cultura em Expansão apresenta até julho 28 espetáculos em 11 locais do Porto

  • Séries · 18 jun 2025 09:22

    "A vida secretas das esposas Mórmones": influenciadora revela que recebeu mensagem de várias celebridades

    por Tiago David
  • L.S. / Lusa · Showbiz · 18 jun 2025 09:20

    Primeiros Sintomas regressam a Tchékhov com "Três Irmãs"

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 18 jun 2025 09:16

    Festival Verão in.Santarém arranca dia 20 para mais de 40 eventos culturais até setembro

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 18 jun 2025 09:13

    Imagem e palco voltam a cruzar-se a partir no Festival Temps d’Images até 28 de junho

  • L.S. · Atualidade · 17 jun 2025 19:18

    Tom Cruise vai receber Óscar honorário da Academia

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay