Tom Cruise homenageou Val Kilmer, falecido na terça-feira, com quem atuou na saga "Top Gun", durante a convenção de donos de salas de cinema CinemaCon, antes de apresentar o trailer do último filme "Missão: Impossível".

"Quero homenagear um amigo querido meu, Val Kilmer", disse o ator na quinta-feira, no início de sua aguardada aparição no evento da indústria cinematográfica em Las Vegas.

"Realmente não posso expressar quanto admirava o seu trabalho, quanto o considerava como ser humano e o grato e honrado que me senti quando chegou a 'Top Gun' e depois voltou em 'Top Gun: Maverick'", afirmou.

Kilmer, um dos atores mais importantes de Hollywood na década de 1990 e que saltou para a fama ao interpretar o rival de Maverick (Cruise) na versão original de "Top Gun - Ases Indomáveis", de 1986, morreu aos 65 anos de pneumonia, anunciou a sua família.

O ator lutou contra um cancro da garganta, diagnosticado em 2014, e fez a sua última aparição durante uma participação em "Top Gun: Maverick", a sequela do filme original lançada em 2022, fisicamente fragilizado e com a voz rouca.

"Top Gun - Ases Indomáveis"

Tom Cruise pediu ao público reunido no casino Caesars Palace que "parasse um momento e pensasse em todos os momentos maravilhosos" passados a ver Kilmer no ecrã.

"Desejo-te o melhor na tua próxima viagem", disse, dirigindo-se ao amigo e colega.

Em "Top Gun", Kilmer era Tom "Iceman" Kazansky, um piloto de caça atlético, arrogante e quase silencioso.

Quando voltou a dar vida a "Iceman" em "Top Gun: Maverick", os seus problemas de saúde reais foram plasmados na personagem.

Tom Cruise também apresentou um novo trailer de "Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final", com estreia prevista para 22 de maio.

As imagens mostram Ethan Hunt, o eterno herói da saga interpretado por Cruise, agarrado às rodas de um pequeno avião, enquanto desce por um desfiladeiro estreito.

O trailer contém longos 'flashbacks' de cenas famosas dos títulos anteriores da saga, que vai em oito filmes.