O cineasta norte-americano Quentin Tarantino, presença habitual no Festival de Cinema de Cannes, onde ganhou a Palma de Ouro por "Pulp Fiction" em 1994, moderará duas palestras sobre westerns na secção Cannes Classics, cuja agenda foi anunciada na quarta-feira.

O festival celebrará também os 25 anos de “Amor Cão” na presença do seu realizador, o mexicano Alejandro González Iñárritu, bem como dos actores norte-americanos Shia LaBeouf e do actor francês Raphaël Quenard para documentários sobre o seu trabalho.

Aos 76 anos, a francesa Diane Kurys, realizadora de “Diabolo Menthe” (1977, "Os Nossos 15 Anos" em Portugal), apresentará pela primeira vez “Moi qui t’aimais” sobre Simone Signoret e Yves Montand, o lendário casal do cinema.

A Cannes Classics também celebrará com um documentário o cineasta norte-americano David Lynch, falecido em janeiro, e o filme argentino "Más allá del olvido", clássico de 1956 que pode ter inspirado Alfred Hitchock no seu imortal "Vertigo".

A Cannes Classics, secção criada há vinte anos e focada em cópias restauradas e documentários, é a última secção cuja programação anuncia o festival, que decorre de 13 a 24 de maio.