A academia não fica numa galáxia muito distante, mas sim num parque ao sul da Cidade do México. No local, 20 pessoas juntam-se à noite para empunhar sabres de luz como na saga "Star Wars".

O objetivo da Jedi Knight Academy (JKAMX) é praticar esgrima e exercitar-se com os sabres de luz coloridos que se tornaram famosos mundialmente por causa dos filmes, séries de televisão e banda desenhada.

Todos são estudantes desta academia no México que propõe um desporto "lúdico com sabres de luz, de forma segura e divertida", disse à France-Presse Mauricio Rodríguez, um estudante de 18 anos.

"Pegámos em diferentes tipos de esgrima e levámos para o sabre de luz", explica.

Nas aulas, os participantes - homens e mulheres - fazem duas filas e movimentam as espadas da mesma forma que Luke Skywalker, o herói da saga criada por George Lucas em 1977.

Alguns comentam que são fãs da saga e comparecem às aulas vestidos com t-shirts com imagens dos filmes, enquanto outros usam máscaras e longas capas.

Mostram-se concentrados quando o professor grita as instruções para empunhar o sabre perante um inimigo imaginário. Depois, os alunos enfrentam-se utilizando os movimentos aprendidos.

Ser um "Jedi"

Alguns estudantes chegaram à academia através do seu amor pela ficção científica e os filmes da saga, outros em busca de uma nova forma de manter a forma com exercício físico.

Quando empunha o sabre de luz, Victor Aceves sente-se como um "Jedi", ou seja, um membro de uma ordem que, nos filmes, é responsável por manter a paz na galáxia.

Algumas personagens mais conhecidas de "Star Wars", como Luke Skywalker ou o Mestre Yoda, pertencem a este grupo.

"Fazer isto com um sabre de luz faz-me sentir como um 'jedi', mas como desporto é interessante", diz o estudante de Engenharia, de 24 anos. "As espadas são apelativas, mas fazer isto com um sabre de luz dá um toque mais fantástico".

Marisol Rodriguez, por sua vez, encontrou uma forma de se exercitar com um desporto que viu as pessoas a praticar na internet.

"Vim cá porque precisava exercitar-me de alguma forma. Foi a única coisa que me chamou a atenção", diz a mulher de 33 anos. "Encontrei a academia e comecei a frequentar".

Como em qualquer academia e na própria "Ordem Jedi", os alunos devem seguir etapas no seu treino: iniciante, 'padawan' (que nos filmes significa aprendiz), cavaleiro, 'grande cavaleiro' e mestre.

"A sensação é como de uma família e de inclusão, de segurança (...) onde nos podemos divertir e competir", resume Rodríguez.