Nada está ainda garantido mas os nomes de
Robert Pattinson, o vampiro Edward da saga
«Crepúsculo», e de
Rupert Grint, o ruivo Ron Weasley, da série
«Harry Potter», são os mais discutidos da lista de actores a concorrer para o papel principal do filme
«The Sparrow» sobre a vida do Príncipe Harry, filho mais novo do Príncipe de Gales e da falecida Princesa Diana.

O realizador será
Peter Kosminsky, que já assinou fitas como
«O Monte dos Vendavais» e
«A Flor do Mal», e que explicou ao britânico
«Daily Mail» que se sentiu atraído pelo projecto por compaixão para com o seu protagonista. «Os pais dele divorciaram-se da forma mais espectacularmente pública possível, a mãe dele morre da forma mais trágica e, novamente, pública, e tudo o que ele faz é esmiuçado. Ele é um homem que nasceu sem papel definido, é o herdeiro e o sobresselente».

O filme centrar-se-á nos 77 dias que Harry esteve na linha da frente da guerra no Afeganistão em 2007, de onde foi retirado após a sua presença no terreno ter sido divulgada na internet.

Segundo Kosminsky, esse é o momento de viragem na sua vida: «De repente, ele encontrou-se frente a frente com tipos normais. Ele mergulha, nas circunstâncias mais peculiares, no mundo real e encontra a sua função nele – e pela primeira vez na vida ele não se sente uma peça sobressalente». Ainda segundo, o cineasta, «ele encontrou um sentimento de lar entre aqueles soldados e teve de o deixar e regressar ao seu antigo mundo. A história humana está no coração daquilo que estamos a tentar fazer».

A rodagem do filme deverá ter início em Inglaterra e no Médio Oriente em 2010.