O diretor de cena dos Óscares confirmou que os dois representantes da PricewaterhouseCoopers [PwC], Brian Cullinan e Martha Ruiz, ficaram paralisados quando "La La Land" foi anunciado como Melhor Filme.

"Tenho a a certeza que são pessoas muito simpáticas, mas simplesmente não tinham temperamento para isto", explicou Gary Natoli ao The Wrap.

"Precisamos de alguém que seja confiante e destemido", acrescentou.

Para tornar tudo ainda pior, este responsável da cerimónia explicou que, na véspera, houve uma conversa com Brian Cullinan sobre os protocolos a seguir se o vencedor errado fosse anunciado, o que não era habitual.

Natoli foi muito claro: se Cullinan soubesse quem era o vencedor, não tinha de confirmar com a outra responsável da PwC, mas ir imediatamente retificar a situação, "de preferência antes dos vencedores errados chegarem ao microfone".

O que não aconteceu no domingo à noite.

Um dos mais reputados "stage managers" de espectáculos nos EUA e um veterano dos Óscares, Natoli ficou do lado esquerdo do palco ao lado do anfitrião Jimmy Kimmel durante grande parte da cerimónia.

Do seu lado ficou Martha Ruiz com um conjunto de envelopes, enquanto Brian Cullinan ficou com outro do lado direito, por onde entraram muitos dos apresentadores das estatuetas, incluindo Warren Beatty e Faye Dunaway, a quem ele deu por engano o envelope de Melhor Atriz.

"Estava nos bastidores do lado esquerdo com o Jimmy quando eles anunciaram 'La La Land'. Vimos durante cerca de 10 segundos e durante todo esse tempo a Martha não esteve mais do que a metro e meio de nós. Quando 'La La Land' foi anunciado, ela não tentou chamar-me, não fez nada. E era suposto ela ter memorizado os vencedores", detalhou.

A seguir, os dois passaram diretamente por ela para chegar ao corredor do Dolby Theatre e entrarem na sala, onde Kimmel tinha planeado fechar a cerimónia com uma rábula rápida sentado ao lado de Matt Damon.

Natoli tinha de dizer à esposa de Damon sobre o que ia acontecer para ela dar o seu lugar, pelo que esperaram até o produtor de "La La Land" Jordan Horowitz começar a fazer o seu discurso.

"Quando estava a levar a esposa do Matt para o lado na sala, ouvi John Esposito [o segundo diretor de cena] no meu auricular a dizer 'O Brian diz que não acha que eles disseram o vencedor certo. Podes ver se a Martha confirma o envelope dela?'

"Foi a primeira vez que tinha ouvido qualquer coisa sobre isto, e foi provavelmente um minuto, ou um minuto e 15 segundos depois da Faye anunciar o vencedor errado", recordou Natoli.

Como ele já não estava nos bastidores, pediu por rádio para outro diretor de cena encontrar Martha Ruiz e fazê-la abrir o segundo envelope.

"Ela estava ali com o envelope na mão, muito discreta. E o John Esposito diz que o Brian também, sem pressa. Mas fizemos a Martha abrir o envelope e dizia 'Moonlight'".

De imediato, Natoli disse aos outros diretores de cena para colocarem Brian e Martha em palco, mas os dois hesitaram.

"O John estava a tentar mandar o Brian para o palco e ele não ia. Nem a Martha. Tivemos de os empurrar, o que para mim foi simplesmente chocante".

Natoli também foi para o palco e procurou logo o envelope que Warren Beatty e Faye Dunaway tinham aberto. É ele que se vê, de auricular, com o envelope errado na mão no momento em que se descobre o erro.

"Nessa altura não sabia que lhes tinham dado o envelope errado. Brian tinha-nos dado a entender que a Faye se tinha simplesmente enganado".

Era o produtor Jordan Horowitz que tinha o envelope de Melhor Atriz na mão e Natoli disse de imediato que era necessário anunciar "Moonlight" como o vencedor, mas acabou por ser o produtor de "La La Land" a fazê-lo, mais de dois minutos após o erro.

"Ainda não percebo o atraso", contou o diretor de cena ao TheWrap.

"O Brian devia ter corrido para lá por sua iniciativa. A Martha também. Não fui para o auricular e disse 'Olá, produtores [da cerimónia], está a acontecer isto. O que fazemos?' Assumimos a iniciativa e fizemos — e se não o tivéssemos feito, podíamos ter saído do ar antes de ser corrigido. Dada a falta de resposta da PwC, estou orgulhoso da forma como tratámos disto", concluiu.

Na quarta-feira, a Academia anunciou que Brian Cullinan e Martha Ruiz não voltarão para futuras cerimónias.