A atriz Heather Menzies-Urich morreu no domingo, 24 de dezembro.

Ela era Louisa, a segunda filha mais velha da família Von Trapp no clássico "Música no Coração".  Tinha 68 anos e há quatro semanas tinha-lhe sido diagnosticado cancro terminal no cérebro.

"Das 'crianças', Heather era o membro festivo e positivo do grupo, sempre à espera da próxima reunião", recordou Ted Chaplin, presidente da organização Rodgers & Hammerstein ao dar a notícia esta segunda-feira (25).

"Temos todos muito sorte por a ter conhecido e ela viverá sempre feliz naquele belo filme. Iremos sentir a sua falta", recordou.

Na cena em que o barco se virava e caiam todos na água, foi Heather Menzies que salvou Kym Karath (Gretl, filha mais jovem dos Von Trapp), que tinha cinco anos e não sabia nadar. Esta também já reagiu à notícia: "Estou cheia de infinita tristeza esta noite. A minha preciosa amiga e irmã de 'Música no Coração' Heather Menzies morreu esta tarde. Devastada."

Natural do Canadá, Heather Menzies tinha 14 anos quando foi escolhida para a sua estreia no cinema com o clássico que ganhou cinco Óscares e se tornou um favorito de gerações de famílias e dos canais de TV na temporada natalícia.

Seguiram-se papéis secundários em vários filmes ("Hawaii", "Em Ponto de Rebuçado", "O Computador de Sapatos de Ténis", "Cobras Venenosas") e séries de TV, antes de tentar "sacudir" a associação ao filme posando para a Playboy em 1973.

O seu papel de maior destaque surgiu em 1978, com "Piranha", de Joe Dante. Quatro anos mais tarde fez o seu último filme, "Endangered Species", de Alan Rudolph, onde entrava Robert Uhrich, seu marido desde 1975.

Quando o ator, muito popular nos EUA graças às séries "Vega$" e "Spenser: For Hire", foi diagnosticado com um cancro raro, o casal tornou-se ativista. Quando ele morreu em 2002, Heather Menzies-Urich tornou-se presidente de uma fundação de investigação.

RECORDE OS ATORES DE "MÚSICA NO CORAÇÃO".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.