Um modelo original criado pelo artista italiano de efeitos especiais Carlo Rambaldi para representar o extraterrestre do sucesso de bilheteira "E.T. – O Extraterrestre" ficou sem comprador num leilão em Nova Iorque, anunciou na quinta-feira a Sotheby's.

A casa de leilões estimava o preço da peça, que tem pouco mais de um metro de altura, entre 600 mil e 900 mil dólares (entre 550.000 e 831.000 euros, à taxa de câmbio atual).

"O querido modelo do E.T. de Rambaldi é uma peça extraordinária da história do cinema (...). Embora não tenha encontrado comprador no leilão de hoje, a sua importância não diminuiu", afirmou Cassandra Hatton, vice-presidente da Sotheby’s. "Confiamos que este precioso ícone encontrará em breve o seu lar."

Desenhada e criada em 1981, a figura foi protagonista da memorável "cena do armário", na qual E.T. esconde-se entre os peluches.

Faz parte da coleção pessoal do famoso artista italiano vencedor do Óscar e é um dos três modelos de E.T. utilizados na rodagem do clássico de ficção científica de 1982 de Steven Spielberg, um dos filmes de maior sucesso comercial de todos os tempos.

Em 2022, um boneco de ação de metal que representava E.T., e que também foi utilizado durante as filmagens, foi vendido por 2,56 milhões de dólares (2,45 milhões de euros, na cotação atual) num leilão da casa americana Julien's.