O criador da banda sonora, o lendário
John Williams, ficou de pé atrás quando a ideia de um concerto com a sua música, efeitos especiais com laser e imagens do filme chegou até ele, mas acabou por aceitar.

Williams venceu cinco Óscares, uma série de Grammys e, aos 77 anos, ainda faz virar as atenções de Hollywood para si.

Foi por ter este estatuto que, há vários anos, quando os produtores do
«Star Wars – The Concert» o abordaram com o plano de fazer um concerto que juntaria as composições sinfónicas de Williams com excertos das fitas num palco enorme, o seu entusiasmo não foi imediato. E mesmo
George Lucas não saltou de repente para o projecto.

Os dois tinham as mesmas preocupações: a música tinha de ser apresentada da forma certa, com uma grande orquestra e com a melhor das acústicas.

Mas, quatro anos depois, o desafio seguiu mesmo em frente e, depois de duas actuações de teste em Londres, em Abril passado, o «final cut» de «Star Wars – The Concert» chega agora aos Estados Unidos, e prevê-se que embarque posteriormente numa digressão mundial.

O espectáculo de duas horas traz uma combinação invulgar:
uma orquestra sinfónica, cujos sons dos instrumentos serão amplificados ao máximo,
lasers à volta do palco,
chamas e
fumo. A encenação é tão excêntrica que são precisos 12 camiões para levar o evento de uma cidade para outra.

Enquanto a orquestra composta por
86 músicos e um coro de 60 cantores actua, há um ecrã com 18 metros de largura e 10 de altura a exibir imagens tão célebres com as de Yoda ou Leia. E a narrar o espectáculo estará nada menos do que o actor Anthony Daniels, que dá vez à personagem
C-3PO.

A organização sabe que os aficcionados da música não serão o seu principal alvo mas espera que a audiência se transforme numa espécie de convenção de fãs da saga.

«Star Wars: In Concert» é uma produção Another Planet Touring em associação com a Lucasfilm Ltd. As actuações ao vivo são conduzidas por Dirk Brossé e a direcção de produção está a cargo de Steve Cohen. O espectáculo teve a sua estreia absoluta na 02 Arena em Londres a 10 e 11 de Abril de 2009.

Em Portugal, o evento é organizado pela Mandrake (que já trouxe ao nosso país espectáculos tão diversos como os de Charles Aznavour, Fura del Baus e "A Ópera do Malandro") e tem o apoio da SAPO, TMN e MEO.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.