A sétima edição do
MOTELx está marcada de 11 a 15 de setembro, no cinema São Jorge, em Lisboa. Parte da programação acaba de ser apresentada, tendo sido dado relevo a três filmes feitos por mulheres, «presença rara num território - o terror - maioritariamente masculino», escreve a direção. São eles
«Kiss of the Damned», estreia na realização de Xan Cassavetes, filha do realizador
John Cassavetes,
«Chained», de Jennifer Lynch, e
«Dark Touch», de Marina de Van.

Este ano, o festival irá ainda exibir, em estreia,
«Byzantium» (na imagem), nova incursão de
Neil Jordan no terror, depois de
«Entrevista com Vampiro», e o filme
«Lords of Salem», do músico
Rob Zombie, que assina a realização.

O realizador japonês
Hideo Nakata, autor de
«Ring», estará em Lisboa para mostrar «The Complex».

A secção Quarto Escuro, dedicada ao cinema português, apresentará dois filmes feitos por três pessoas que foram vítimas da censura: O dramaturgo Bernardo Santareno, e os realizadores
Manuel Guimarães e António de Macedo. Serão mostrados
«O Crime da Aldeia Velha» (1964), de Manuel Guimarães, e «A Promessa» (1973), de
António de Macedo.

Da programação faz parte ainda
«Painless», filme do realizador espanhol Juan Carlos Medina que tem co-produção portuguesa.

Como um dos objetivos do festival é incentivar a produção de cinema de terror em Portugal, o concurso deste ano de melhor curta-metragem apresenta nove filmes: «Bilis Negra», de Nuno Sá Pessoa, «O Coveiro», de André Gil da Mata, «Desespero», de Rui Pilão, «Hair», de João Seiça, «Herdade dos Defuntos», de Patrick Mendes, «Longe do Éden», de Carlos Amaral, «Monstro», de Alex Barone, «Nico - A Revolta», de Paulo Araújo, e «Sara», de Miguel Ângelo. A melhor curta-metragem receberá um prémio monetário de 3.000 euros e 2.500 de serviços de pós-produção.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.