O filme "Purpleboy", do realizador Alexandre Siqueira e com produção portuguesa, venceu o Grande Prémio do Animocje - Festival Internacional de Cinema de Animação, em Bydgoszcz, na Polónia.

De acordo com o palmarés hoje anunciado, "Purpleboy" recebeu a distinção máxima do festival, juntando-se a um percurso internacional com mais de 20 prémios. A curta metragem já conta com mais de 20 troféus nacionais e internacionais, assim como mais de 150 seleções em festivais em todo o mundo.

"Purpleboy" é uma curta-metragem de animação com coprodução entre Portugal (Rodrigo Areias, Bando à Parte), França (Rainbox Productions, Mickaël Carton), Bélgica (Thierry Zamparutti, Ambiances asbl / Serge Kestemont, Luna Blue Film), assinada pelo realizador Alexandre Siqueira, que nasceu no Brasil e cresceu e estudou em Portugal.

O filme, que já esteve indicado para os prémios norte-americanos Annie, aborda questões sobre identidade de género a partir da história de Óscar, um menino transgénero. "Como Óscar está enraizado e seu corpo ainda está em desenvolvimento, seus pais não sabem o sexo da criança. No entanto, o pai tem certeza de que ele é um menino. Por outro lado, o instinto materno faz acreditar que é uma menina", sustenta o realizador na nota de intenções.

A história gira em torno de Óscar, uma criança que germina no jardim dos pais, com o corpo a desenvolver-se no subsolo, sem que ninguém conheça o seu sexo biológico, nem o próprio, apesar de saber perfeitamente aquilo que quer ser. Oscar vive uma extraordinária mas dolorosa aventura, num mundo autoritário e opressivo, em busca do reconhecimento pela sua identidade. O realizador inspirou-se em algumas memórias de infância, do seu pai, que foi paraquedista militar e do período sombrio da ditadura militar brasileira.

Na competição do festival polaco, que conclui hoje a 10.ª edição, estavam também os filmes "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, "Suspensão", de Luís Soares, e "Nestor", de João Gonzalez. Estava presente também a produção norte-americana "Kapaemahu", com direção de animação do realizador português Daniel Sousa.

"Purpleboy", de 14 minutos, estreou em Julho de 2019 no Festival Curtas de Vila do Conde, onde recebeu o prémio de melhor animação, e desde então não tem parado de circular em festivais. Já recebeu diversas distinções, entre as quais o Grande Prémio no Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, no Brasil, e o Prémio Nacional SPA/Vasco Granja 2020 no Festival Monstra Lisboa. Também ganhou o Grande Prémio do Festival Anima, em Bruxelas, tornando-o qualificado para os Óscares de 2021.

VEJA O TEASER.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.