O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin arranca sexta-feira no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, com filmes de países de língua portuguesa, programação infantil e uma oficina de produção.
Esta “festa do cinema em português” decorre até à próxima quinta-feira e vai mostrar filmes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O primeiro filme a ser exibido é “Vendo ou alugo” (foto), de Betse de Paula (Brasil).
No sábado, será exibido o filme “Acalanto”, de Arturo Sáboia (Brasil/ Moçambique).
No mesmo dia, a programação infantil apresenta “As aventuras do avião vermelho”, de Frederico Pinto e José Maia (Brasil), “Acalanto”, de Arturo Sáboia (Brasil/Moçambique), e “Humberto Delgado – Relâmpago no Ceu Azul”, de José Jorge Letria e Jaime Serôdio (Portugal).
Para domingo, está prevista a exibição de “Serviçais das Memórias à identidade”, de Nilton Medeiros.
Da programação infantil constam “As aventuras do pequeno Colombo”, de Rodrigo Gavo (Brasil), “Médico de Monstro”, de Gustavo Teixeira (Brasil), “A Primeira Flauta”, de Simon Brethé e Ricardo Poeira (Brasil), e “Irmãos Saudos”, de Nicholas Paim e Clauder Marros (Brasil).
“Como surgiram as estrelas”, de Renato Barbieri e Adriana Meirelles (Brasil), “O Fim da Fila”, de William Côgo (Brasil), “Brinquedo Novo”, de Rogério Boechat (Brasil) e “Iemanjá”, de Renato Barbieri e Adriana Meirelles (Brasil), estão igualmente agendados para esse dia.
Na segunda-feira, será mostrado o filme “Avô Crocodilo”, de Francisco Rosas (Portugal/Timor-Leste), e, para os mais novos, “Diário de Areia”, de Isadora Morales Chaves e Sarah Carvalho Guedes.
O filme “Sonho Longínquo do Equador”, de Hamilton Trindade (Portugal/Guiné-Bissau), será exibido na terça-feira.
Nesse dia, a programação infantil é composta por “Em algum lugar”, de Inês de Sá Frias e Leandro Martins (Portugal), “Órion”, de Rodriane DL (Brasil), “Próxima”, de Luiza Campos (Brasil), “Os Pestinhas e o ladrão de Brinquedos”, de Nildo Essá e Lili – Halima Essá (Moçambique).
Na quarta-feira, será exibido “Kalunga”, de Bernardo Gramaxo (Portugal/Angola), e, na sessão infantil, “Minhocas”, de Paolo Conti e Arthur Nunes (Brasil).
Comentários