"I Am: Celine Dion", um documentário com que a super estrela quer "sensibilizar" para a doença que a priva de fazer digressões, estará em breve disponível na Amazon Prime Video em mais de 240 países, anunciou a plataforma na terça-feira.

"Os últimos dois anos foram um verdadeiro desafio para mim, desde descobrir a minha doença até aprender a conviver com ela e a controlá-la, sem deixar que ela me definisse”, disse Céline Dion num comunicado, que, aos 55 anos, sofre de 'síndrome da pessoa rígida' (SPR), uma patologia neurológica rara.

"À medida que o caminho para retomar a minha carreira de cantora continua, percebi o quanto sentia a falta de poder ver os meus fãs”, elabora.

“Durante esta ausência, decidi documentar esta parte da minha vida, para tentar sensibilizar para esta doença pouco conhecida e ajudar quem partilha este diagnóstico", acrescenta.

Este documentário é realizado pela norte-americana Irene Taylor e foi filmado durante “mais de um ano”, detalha a Amazon.

“A data de lançamento na Amazon Prime Video será anunciada posteriormente”, pode ainda ler-se.

“Este documentário é um retrato cru e íntimo de um período crucial na sua vida pessoal e carreira, abrindo a cortina da sua jornada enquanto ultrapassa um diagnóstico impensável”, destacou Jennifer Salke, a diretora da Amazon MGM Studios.

Céline Dion vendeu mais de 250 milhões de álbuns durante os seus 40 anos de carreira.

A estrela do Quebeque (Canadá) não sobe aos palcos desde um espetáculo em Newark (EUA) em março de 2020, quando a sua digressão Courage World Tour foi então interrompida pela pandemia de COVID-19.

Em dezembro, uma irmã da cantora informou que o seu estado de saúde "agravou-se nas últimas semanas".

Em entrevista à revista canadiana 7 Jours, Claudette Dion, de 75 anos, adiantou que a artista "não consegue controlar os seus músculos", apesar de continuar a esforçar-se para recuperar.

A irmã da cantora frisou que todos estão preocupados devido ao facto de "as cordas vocais serem músculos e o coração também (ser) um músculo".

"Nos nossos sonhos e nos dela, a ideia é voltar ao palco", rematou.