A Disney anunciou esta quarta-feira que o seu próximo filme de animação, "Strange World", previsto para novembro, não será lançado nos cinemas franceses, e sim diretamente na sua plataforma de streaming.

A Disney confirmou à France-Presse (AFP) as informações antecipadas pela publicação norte-americana Deadline e pelo jornal francês Les Echos.

"É a consequência da 'cronologia das janelas de intervalo' aplicada na França, que consideramos desigual, punitiva e inadequada às expectativas de nosso público", declarou ao jornal Les Echos a presidente da Disney França, Hélène Etzi.

Em comunicado, a Federação Nacional de Cinema, que representa os exibidores em França, diz que "protesta com firmeza" a decisão, descrevendo-a como "uma oportunidade perdida para todos" e que irá "prejudicar seriamente a economia dos cinemas e o setor como um todo".

O sistema da cronologia das janelas de intervalo é o acordo que estabelece para as produtoras e canais de televisão o calendário de exibição de filmes na França.

As empresas que optaram por não assinar o convénio, como é o caso da Disney+ e Prime Video (Amazon), têm de esperar 17 meses para estrear nas suas plataformas os filmes exibidos previamente nas salas de cinema.

As condições são ainda mais rígidas para os canais de televisão abertos, que só podem exibir filmes 22 meses depois da estreia nos cinemas.

O objetivo da legislação francesa é proteger as salas de cinema.

Noutros países europeus, a janela de intervalo é muito menor, geralmente de um mês e meio.

A Disney só aplicará a medida com o filme "Strange World", disse Etzi.

Outro filme de animação da gigante americana, "“Buzz Lightyear", do estúdio Pixar, baseada no personagem de "Toy Story", estreará nos cinemas franceses em 22 junho.

A Disney ainda não tomou qualquer decisão sobre os novos filmes do herói "Black Panther" e a sequela de "Avatar".

"Avaliamos a situação filme por filme e país por país", comentou a presidente da Disney França.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.