As primeiras curtas-metragens da realizadora neozelandesa Jane Campion são exibidas esta quinta-feira na abertura do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, no Centro Olga Cadaval.

O festival pretende mostrar "as primeiras experiências cinematográficas de uma cineasta que se tornou pioneira, ao trazer a mulher para primeiro plano nas suas obras", ainda antes do sucesso internacional de "O Piano", em 1993.

Na abertura do sétimo Cortéx, serão mostradas as primeiras quatro curtas-metragens, todas dos anos 1980, entre as quais "An Exercise in Discipline – Peel", o filme de estreia e que lhe valeu a Palma de Ouro na categoria no Festival de Cannes.

Entre os 16 filmes da competição nacional destacam-se obras já exibidas - e algumas premiadas - em festivais internacionais, como "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, "Ascensão", de Pedro Peralta, e "Pedro", de André Santos e Marco Leão.

Uma das novidade desta edição é a sessão "Cintra 35mm", na qual serão mostrados filmes das décadas de 1920 e 1930 e que mostram como era a vila de Sintra naquela época. A sessão terá música ao vivo do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Sintra.

Este ano a secção Hemisfério é programada pelo London Short Film Festival.

Fora do grande ecrã, o Córtex contará com concertos de Lula Pena e Helena Madeira no Museu das Artes de Sintra.