A cerimónia dos Governors Awards, popularmente conhecidos como os "Óscares honorários", foi adiada para 9 de janeiro, anunciou a Academia na quarta-feira, numa Hollywood praticamente paralisada por duas greves simultâneas.

O comunicado não informa os motivos da mudança da cerimónia, inicialmente agendada para 18 de novembro. No entanto, meios da imprensa locais especulam que a decisão reflete a possível extensão da paralisação dos argumentistas e atores de Hollywood, que estão em greve há semanas, exigindo melhores contratos.

A cerimónia é tradicionalmente vista como o pontapé inicial da temporada de prémios, que culmina com a entrega dos Óscares.

Esta é a mais recente mudança no calendário de Hollywood, após os organizadores dos Emmys, os Óscares do pequeno ecrã, adiarem a cerimónia de setembro para janeiro, também devido à iminência das greves ameaçando os eventos festivos.

Finalmente o Óscar para Angela Bassett: atriz vai receber estatueta honorária. Lendário Mel Brooks também na lista da Academia
Finalmente o Óscar para Angela Bassett: atriz vai receber estatueta honorária. Lendário Mel Brooks também na lista da Academia
Ver artigo

Argumentistas e atores, em greve desde maio e julho respetivamente, estão impedidos de participar nas passadeiras vermelhas ou eventos promocionais a não ser que recebam autorizações especiais dos sindicatos, devido à paralisação, que protesta por mudanças nos seus contratos, incluindo melhorias salariais e definições cruciais para o futuro das suas profissões, como o uso de inteligência artificial nas produções.

As greves impactaram os lançamentos de filmes, festivais de cinema e forçaram a reprogramação das cerimónias para janeiro, que já é tradicionalmente um mês congestionado de eventos.

Os Governors Awards homenagearão Angela Bassett, Mel Brooks e a editora Carol Littleton com Prémios Honorários, enquanto o Prémio Humanitário Jean Hersholt será concedido a Michelle Satter, do Instituto Sundance.

Mel Brooks, um prolífico ator, produtor, argumentista e compositor de 97 anos, tornou-se ao longo de oito décadas de carreira um dos 18 artistas a conquistar o chamado "EGOT" na indústria, que inclui um Óscar, um Emmy, um Tony e um Grammy.

A atriz Angela Bassett, aos 65 anos, tem um extenso currículo no cinema, incluindo duas nomeações aos Óscares competitivos.

Os Óscares honorários são entregues anualmente para homenagear carreiras ao longo da vida e tornaram-se um evento independente em 2009 para aliviar o evento principal da Academia.

Em novembro do ano passado, Michael J. Fox, ator e ativista, foi um dos homenageados com o prémio Jean Hersholt, dedicado a figuras do cinema que realizam trabalho humanitário.

A 14ª Cerimônia dos Governors Awards acontecerá em Los Angeles duas semanas antes do anúncio das nomeações aos Óscares e, crucialmente, alguns dias antes de começar a votação para escolher os nomeados.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.