O ator norte-americano Harry Dean Stanton será homenageado durante o mês de outubro no cinema Monumental, em Lisboa, e no Teatro Rivoli, do Porto, com a exibição dos filmes "A Estrada Não Tem Fim" (1971) e "Uma História Simples" (1999).

Segundo o comunicado enviado pela Medeia filmes, responsável pela iniciativa, as longas-metragens de Monte Hellman e David Lynch são provas de como Dean Stanton "marcava os filmes nos quais participava, mesmo quando interpretava papéis secundários", aliando-se a outros títulos como "O Padrinho - Parte II" (1974), de Francis Ford Coppola, "Alien, o Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott, "Fuga de Nova Iorque" (1981), de John Carpenter, ou "A Última Tentação de Cristo" (1988), de Martin Scorsese.

Enquanto "A Estrada Não Tem Fim" é um 'road-movie' com dois ícones da música nos papéis principais - James Taylor e o baterista dos Beach Boys, Dennis Wilson -, o projeto dirigido por David Lynch debruça-se sobre uma viagem que se inicia para restabelecer uma relação entre irmãos, interpretados por Richard Farnsworth e Harry Dean Stanton. Este último filme chegou a entrar na corrida pelo prémio da Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e apontou Farnsworth a um Óscar de Melhor Ator.

As exibições que resultam do tributo ao ator que morreu no passado dia 15, estão marcadas para outubro, para o dia 3, em Lisboa, e para o dia 10, no caso da cidade do Porto, já com bilhetes disponíveis.