A história faz parte da mitologia de Hollywood: um polícia maníaco que está sempre no seu limite e um outro bem mais tranquilo, que espera apenas a sua reforma chegar, tornam-se parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas.

Foram quatro filmes a dizer que estavam "demasiado velhos para esta m****", mas afinal parece que não é bem assim: Mel Gibson e Danny Glover podem mesmo vir a fazer "Arma Mortífera 5".

De acordo com o Deadline, a ideia está a ser discutida a sério com o estúdio Warner Bros. pelos dois atores e ainda pelo realizador Richard Donner, o terceiro elemento essencial daquela que, com quatro filmes lançados entre 1987 e 1998, ainda é uma das sagas de ação de maior sucesso da história de Hollywood.

Ainda em junho, os dois atores e Rene Russo, que entrou no terceiro e quarto filme, juntaram-se numa homenagem ao realizador na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e tinham rejeitado a hipótese.

O projeto até já terá um argumentista escolhido: Channing Gibson, que escreveu o quarto filme.

Há mais de dez anos que se fala num quinto filme, mas a ideia foi-se perdendo em Hollywood entre os problemas pessoais de Mel Gibson e a sua recusa em avançar sem Richard Donner, que está com 87 anos mas também "longe da reforma" apesar de não realizar nada desde "16 Blocks" em 2006.

O estúdio também tentou desenvolver uma nova versão e chegou a pensar em Chris Hemsworth como sucessor de Gibson, num filme que seria realizado por Justin Lin (da saga "Velocidade Furiosa").

Finalmente, o melhor que se conseguiu foi uma série televisiva em 2016 com Damon Wayans e Clayne Crawford, atualmente na segunda temporada.