A estreia americana de "Alien: Covenant" desiludiu. O filme com Michael Fassbender, Katherine Waterston e Billy Crudup ficou-se pelos 36 milhões de dólares nas bilheteiras americanas, um valor que ficou abaixo dos 40 a 45 milhões das projeções.

As receitas de sexta-feira, o primeiro dia, apontavam nesse sentido, mas no sábado caíram a pique, o que pode antecipar uma fadiga com a saga.

Os analistas acreditam que outra razão pode ter sido a desilusão que muitos fãs tiveram com o filme anterior "Prometheus", de que é uma sequela direta, também do realizador Ridley Scott, que fez 51,5 milhões em agosto de 2012.

Estão previstas mais duas sequelas e a boa notícia para Scott, que assinou ainda o original "Alien, O Oitavo Passageiro" (1979), é que "Alien: Covenant" custou uns relativamente modestos 97 milhões e conseguiu quase 82 milhões nos mercados internacionais, o que ajudará a equilibrar o balanço comercial nas próximas semanas.

Não poderá é contar com a ajuda de Portugal: o filme foi visto por 32.720 espectadores (34.863 com as sessões especiais), muito abaixo dos 49.281 que foram ver "Prometheus" há quatro anos (50.488 com sessões especiais).

Numa corrida americana que se revelou muito mais apertada do que se antecipava, "Guardiões da Galáxia Vol. 2", ficou em segundo lugar com 35,1 milhões.

O mais recente filme da Marvel está a entrar na terceira semana de exibição e passou os 300 milhões nos EUA e 732 a nível mundial.

Em terceiro lugar ficou "Amor Acima de Tudo", uma adaptação ao cinema de mais um best-seller para jovens adultos, que chegou aos 12 milhões. Com Amandla Stenberg e Nick Robinson, estreia em Portugal a 15 de junho.

A outra grande estreia americana foi "Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul", a quarto filme da saga infantil "Diário de um Banana". Os sete milhões são considerados um grande fracasso.