"A Different Man" recebeu o prémio de Melhor Filme de 2022 na 34.ª cerimónia dos Gotham Awards, entregues esta segunda-feira em Nova Iorque.
Destinados ao cinema de produção independente, os Gotham Awards são uma das primeiras paragens na corrida aos Óscares, que terão lugar a 2 de março de 2025.
Sem estreia anunciada em Portugal, a comédia negra, escrita e realizada por Aaron Schimberg, apresenta Sebastian Stan como Edward, um homem com neurofibromatose que depois de passar por uma cirurgia para um novo começo de vida, fica obcecado por outro homem que o interpreta numa produção teatral baseada na sua vida anterior.
Nas categorias de interpretação sem género, os prémios foram para o protagonista Colman Domingo e o secundário Clarence Maclin, ambos por "Sing Sing", inspirado pelo programa de reabilitação através das artes da implementado pela prisão de segurança máxima de Sing Sing com um elenco maioritariamente formado por antigos presos.
O drama de Greg Kwedar com estreia prevista em Portugal para 6 de fevereiro ganhou ainda o prémio 'Tributo à Justiça Social'.
Houve ainda dois prémios, Realização para RaMell Ross e Interpretação Revelação para Brandon Wilson, para "Nickel Boys", a história de dois jovens internados na década de 1960 em Dozier School for Boys, um reformatório da Flórida que era conhecido pelos seus tratamentos abusivos. Não está anunciada estreia portuguesa.
Destaque ainda para a vitória na categoria de Melhor Filme Internacional de "Tudo o que Imaginamos como Luz", a estreia na realização Payal Kapadia, uma coprodução entre Índia, França, Holanda, Luxemburgo e Itália que já ganhara o Grande Prémio do Festival de Cannes.
O retrato poético de duas mulheres que migraram para a cidade de Bombaim para trabalhar como enfermeiras chega a Portugal a 19 de dezembro.
Comentários