"Ice Merchants" conseguiu o feito histórico de chegar à nomeação aos Óscares mas, na cerimónia deste domingo acabou por não vencer o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Realizado por João Gonzalez e produzido por Bruno Caetano, o primeiro filme português nomeado para as estatuetas douradas de Hollywood perdeu esta madrugada para o grande favorito na sua categoria, “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”.

A curta baseia-se no célebre livro do mesmo título de Charlie Mackesy, que realizou o filme com Peter Baynton e tinha todo o peso mediático e financeiro da Apple e várias estrelas no elenco de vozes e na produção.

O sonho da dupla portuguesa chegou ao fim, mas fica uma experiência muito positiva, com explicou ao SAPO Mag em declarações enviadas a partir de Los Angeles, o produtor e nomeado Bruno Caetano.

"Não podíamos deixar de agradecer a todos os que, durante estes últimos meses, estiveram ao nosso lado. Foram inúmeras manifestações de apoio e carinho, onde esse amor pela nossa curta de animação era celebrado", reagiu Bruno Caetano ao SAPO Mag.

"Gostaríamos muito que esta nomeação trouxesse uma maior consciência de que a animação portuguesa é feita por autores super talentosos e está de muito boa saúde", notou.

A presença no Dolby Theatre foi o culminar de um ano muito especial para o cinema português: “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, foi a outra curta que chegou ao grupo de 15 finalistas de animação na categoria, e "O Lobo Solitário", de Filipe Melo, integrou o grupo das curtas em imagem real.

Portugal está nos Óscares. Criadores de “Ice Merchants” contam como quebraram um enguiço de 95 anos
Portugal está nos Óscares. Criadores de “Ice Merchants” contam como quebraram um enguiço de 95 anos
Ver artigo

"Ice Merchants", de 14 minutos, completamente sem diálogos, conquistou públicos de todo o mundo desde que se tornou uma das raras curtas-metragens de animação portuguesa a ter estreia mundial na Semana da Crítica do Festival de Cannes em maio do ano passado. A seguir, foi a primeira a ser aí premiada, com o troféu Leitz Cine Discovery, destinado à melhor curta-metragem a concurso.

Foi o início de um período recheado de galardões em todo o mundo, que culminou com a nomeação ao Óscar a 24 de janeiro, que levou a uma estreia inédita em mais de 30 salas de cinema comerciais portuguesas a 16 de fevereiro, já a ultrapassar os 7500 espectadores.

Com a nomeação, Gonzalez e Caetano entraram num frenesim de entrevistas, parabenizações e solicitações. A campanha intensificou-se a partir de 13 de fevereiro com a presença no tradicional almoço que junta os nomeados em Los Angeles e ainda mais depois da vitória a 25 de fevereiro em Melhor Curta-Metragem nos Prémios Annie, os mais importantes para o o cinema de animação nos EUA.

Após chegar a este patamar e sobre a possibilidade de conquistarem a seguir o Óscar, o realizador de 27 anos confessara: “Seria algo absolutamente incrível, mas temos de manter os pés na terra. Acho que nenhum de nós acha que é completamente impossível, mas na corrida há, claramente, um ou dois favoritos que, em termos mediáticos, têm mais projeção que nós”.

A Apple "gastou uma fortuna" para promover “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”, como recordava a revista The Hollywood Reporter na semana anterior à cerimónia.

Já "Ice Merchants", com apoios neste percurso do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Câmara Municipal do Porto, tinha na equipa de promoção exatamente quatro pessoas, duas delas os próprios Gonzalez e Caeteno, com Benoit Berthe Siward e Celine Ufenast, da Animation Showcase, a criarem a estratégia até ao fim da votação, às 17h00 de 7 de março.

Na primeira fila, à esquerda, Bruno Caetano e João Gonzalez com os outros nomeados na sua categoria num evento da Academia em Los Angeles da Academia a 8 de março

À Lusa, o produtor descreveu uma “campanha de guerrilha” para promover a obra portuguesa: “É lógico que gostaríamos de ter cartazes nas paragens de autocarro e ‘outdoors’ em Los Angeles, mas quando um ‘outdoor’ o mínimo são 15 mil dólares, nós não temos maneira nenhuma”.

Ou seja, apostou-se em mais entrevistas a meios importantes nos EUA, eventos de exibição e investimento em publicidade direcionada ‘online’ direcionados às cidades onde há maior concentração de membros da Academia, de forma a maximizar o alcance da curta-metragem, com um posto de operação no próprio apartamento onde a dupla estava hospedada durante estas semanas.

"Ice Merchants" está a fazer "campanha de guerrilha" para os Óscares em Los Angeles
"Ice Merchants" está a fazer "campanha de guerrilha" para os Óscares em Los Angeles
Ver artigo

Há um mês, o realizador destacava ao SAPO Mag que os Óscares eram, "acima de tudo, uma possibilidade de expor o nosso filme. Porque os Óscares têm aquele fator mediático, toda a gente sabe o que são. Nós fazemos filmes para chegarem às pessoas, e se os Óscares nos ajudarem com isso, ficamos muito felizes, obviamente".

Já a partir de Los Angeles descobriu um outro impacto de estar na corrida aos prémios: “O que me surpreendeu muito pela positiva foi entrar em contacto direto não só com celebridades, mas com membros da Academia e através das conversas perceber que eles realmente tinham visto o filme. As pessoas conheciam e algumas estavam interessadas em falar connosco”.

“Surreal” é como descrevia a experiência de estar na meca do cinema como nomeado: "É um mundo mais caótico do que o que estamos à espera, mas toca-nos muito saber que numa cidade tão grande, mesmo com os nossos recursos limitados, o filme está a chegar às pessoas”.

Caetano também partilhou a surpresa de serem interpelados por pessoas – mesmo produtores de grandes estúdios – que ficaram interessadas ao saber que eles eram os responsáveis por “Ice Merchants”.

“Disseram que adoraram o filme”, contou, e ficaram estupefactas com o facto de ter sido uma animação feita por duas pessoas em cerca de quatro meses.

“É a capacidade portuguesa do desenrasca”, resumia com humor.

Veja o trailer de "Ice Merchants".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.