A nova versão da emblemática série de marionetas chega em 2015, avança o Guardian. Os efeitos especiais ficam a cargo do Weta Workshop, estúdio que trabalhou com Peter Jackson nas adaptações de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

"Thunderbirds", a criação mais popular do britânico Gerry Anderson, que morreu no ano passado, estreou-se em 1965 e contava as aventuras de uma organização secreta, a International Rescue (Resgate Internacional), cuja missão consistia em ajudar os que estavam em perigo através de um avião e vários veículos.

De poucos recursos, mas com uma criatividade ainda hoje reconhecida, a série marcou a sua época e mantém-se um título de culto da ficção científica televisiva. O sucesso permitiu-lhe chegar ao grande ecrã, logo em 1966, com "Thunderbirds Are Go!", e na sequela "Thunderbirds 6", dois anos depois. Mais recentemente, o conceito foi recuperado pelo filme "Thunderbirds", em 2004, com atores no lugar das marionetas mas sem a mesma receção tanto do público como da crítica - ou mesmo de Gerry Anderson, que desaprovou publicamente a adaptação.

O nome "Thunderbirds Are Go!" é agora recuperado para a nova versão da série, que vai contar com 26 episódios e "propõe um novo nível de ação e aventura para o público de hoje enquanto presta tributo aos moldes e legado da série clássica original", revela a equipa de produção, citada pelo Guardian.

"Thunderbirds Are Go!" será emitida nos canais britânicos ITV e CITV e, tal como na série original, terá na componente técnica uma das suas apostas fortes. "Vai ter uma mistura única de animação CGI e figuras em imagem real", referem os responsáveis da ITV Studios e da Pukeko Pictures, que colaboram com o estúdio neo-zelandês Weta Workshop nesta revitalização de uma das sagas mais peculiares do pequeno ecrã.

@Gonçalo Sá