O ditado popular diz-nos que "de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento", mas o 'matrimónio' entre a Netflix e 'nuestros hermanos' tem sido muito bem sucedido. Depois de "La Casa de Papel", o serviço de streaming criou um centro de produção em Madrid - ao qual chamou 'La Casa de Netflix' - e tem apostado em força em novas séries ("Elite" e "Valéria" são alguns dos exemplos mais populares dos últimos tempos).

De história em história, a Netflix tem conquistado vários públicos com as suas produções em Espanha. Para voltar a piscar o olho aos espectadores de todas as idades, o serviço de streaming decidiu voltar à escola com a série "A Desordem que Deixas", mas com uma narrativa mais madura do que "Elite" e repleta de suspense.

Criada por Carlos Montero ("Elite" e "Físico Química") e baseada no seu livro com o mesmo nome, "A Desordem que Deixas" estreia-se na sexta-feira, dia 11 de dezembro, na Netflix e o SAPO Mag viu todos os episódios da primeira temporada em primeira mão. O elenco da série conta com Inma Cuesta, Bárbara Lennie, Arón Piper, Tamar Novas e Roberto Enríquez.

Uma história trágica numa pequena aldeia da Galiza

O thriller ambientado no meio rural da Galiza, que combina drama e suspense, decorre em duas linhas de tempo que entrelaçam "a história das personagens". Inma Cuesta, que veste a pele da professora Raquel, e Bárbara Lennie, que interpreta Viruca, são as protagonistas.

Veja o trailer:

No arranque da minissérie de oito episódios, Raquel é a nova professora de um colégio da aldeia, e que é contratada para substituir Viruca, que todos pensam ter-se suicidado depois de várias ameaças. Ao aceitar o convite, a nova professora desconhece os contornos da morte da protagonista e embarca na aventura com o seu namorado, que está disposto a viver na aldeia e recuperar o restaurante da família.

"Inma Cuesta será Raquel, a nova professora que acaba de chegar ao colégio da aldeia; e a vencedora de um Goya, Bárbara Lennie vai interpretar Viruca, a professora substituída por Raquel e que teve um final trágico. Estas duas professoras vão ser repentinamente envolvidas numa espiral de ameaças, mentiras e mistérios que vão mudar as suas vidas e as vidas das suas famílias para sempre", explica a Netflix.

A Desordem que Deixas
A Desordem que Deixas

Episódio após episódios, vamos descobrindo os esquemas de mentiras e as relações escondidas que marcaram o passado e que continuam a atormentar a vida dos alunos, professores e habitantes da aldeia. Para lá da história de Raquel e Viruca, os segredos de Iago, personagem interpretada por Áron Piper ("Elite") e dos seus colegas Roi (Roque Ruíz) e Nerea (Isabel Garrido) prometem confundir a trama e levar a nova professora à loucura.

Tal como a maioria dos thrillers e à semelhança do que acontece com "Elite", por exemplo, "A Desordem que Deixas" revela-nos um final trágico no primeiro episódio, alimentando várias teorias nos capítulos seguintes: "Quem será o culpado? Haverá um culpado?", são algumas das perguntas que surgem à medida que vão aparecendo vários suspeitos.

Entre o passado e o presente

O esquema narrativo da nova série de Carlos Montero divide-se entre o passado e o presente, com as histórias sobre Viruca, a antiga professora, a servirem de muleta para o que vai acontecendo com Raquel, que se tenta ambientar à nova escola.

A Desordem que Deixas
A Desordem que Deixas créditos: JAIME OLMEDO

Já ao contrário de várias séries de suspense, os agentes da polícia local são figurantes em "A Desordem que Deixas". Ao longo dos oito episódios, toda a 'investigação' é conduzida pela nova professora, Raquel, que tenta colar todas as peças de um puzzle complexo.

A fotografia e a realização também têm merecido elogios da imprensa espanhola. Na minissérie da Netflix, Daniel Montero, que se estreou como realizador, consegue captar o ambiente mais rural da Galiza, nomeadamente de Celanova, que serve de cenário à aldeia da série (Novariz).

A Desordem que Deixas
A Desordem que Deixas créditos: JAIME OLMEDO

Além de ser o centro da ação, a Galiza está ainda representada no elenco com atores da terra - Alfonso Agra, Xosé Antonio Touriñan, Federico Pérez ou Susana Bans participam na nova produção do serviço de streaming.

A procura pela verdade promete prender os espectadores ao pequeno ecrã. "A Desordem que Deixas" pode não apresentar uma fórmula inovadora de contar histórias, mas consegue conquistar a atenção e despertar a curiosidade - depois de um ou dois episódios, todos queremos saber o que aconteceu a Viruca no passado e descobrir o futuro de Raquel.

"A Desordem que Deixas", com Inma Cuesta, Bárbara Lennie e Arón Piper, estreia-se a 11 de dezembro na Netflix.