As dores de cabeça da HBO relacionadas com o roubo de conteúdos acabaram, para já. Esta terça-feira, 22 de novembro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que identificou Behzad Mesri como o responsável por divulgar episódios de várias séries e ainda guiões de "A Guerra dos Tronos".
Segundo a Vanity Fair, o homem de 29 anos, que exigiu seis milhões de dólares em bitcoins (cerca de 5,1 milhões de euros), é conhecido no lado negro da internet por Skote Vahshat, tenho anteriormente trabalhado para o exército iraniano.
O FBI está a acusar formalmente o iraniano de crimes como acesso não autorizado a computadores, fraude, roubo de identidade e extorsão, revela o site Cnet. A Vanity Fair avança ainda que o suspeito não foi detido, servindo a acusação como um aviso a todos os hackers que ataquem os Estados Unidos.
Joon Kim, procurador em Nova Iorque, frisou em conferência de imprensa que "o inverno chegou para Bezhad Mesri", fazendo referência a uma das frases mais populares da série inspirada na obra de George R.R. Martin. "Ele estará sempre a olhar por cima do ombro. E se não está, deveria estar", acrescentou.
O iraniano começou a atacar os funcionários da HBO em maio, conseguindo acesso aos servidores internos. Segundo a imprensa norte-americana, Bezhad Mesri terá conseguido roubar cerca de 1,5 TB de dados, incluíndo guiões, episódios e informações pessoais.
Nos últimos anos, a HBO tem sido alvo de vários ataques informáticos e que têm afectado principalmente "A Guerra dos Tronos". Para evitar que sejam partilhadas online informações sobre a oitava temporada, a produção da série está a adotar novas medidas de segurança.
Em entrevista ao Belfast Telegraph, Nikolaj Coster-Waldau, que veste a pele de Jaime Lannister, revelou que a HBO não vai partilhar os guiões com o elenco. "Não vamos ter os guiões. Agora, vamos fazer uma cena, informam-nos sobre o que vai acontecer e gravamos. Todos teremos auscultadores para a cena e alguém nos dirá o que temos de fazer. Depois de receber essa informação, iremos lá e gravamos", explicou o ator.
Nikolaj Coster-Waldau relembrou ainda que as medidas de segurança foram aumentando ao longo das últimas temporadas, o que não foi suficiente para evitar que os guiões dos episódios chegassem antecipadamente às redes sociais.
Comentários