"Pedro", o personagem mutante interpretado pelo ator português, será capturado durante este episódio da série fantástica da Marvel, cujo enredo apresenta vários paralelos com a situação social e política que se vive nos Estados Unidos.

"O interessante no mundo da televisão é isso", disse à Lusa Dinarte de Freitas, que participou em três episódios da primeira temporada de "The Gifted", em 2017. "A série faz, de certa forma, o contraponto com a situação económica e social daquilo que se vive nos EUA", referiu, uma incorporação da atualidade que é possível porque os episódios são escritos e filmados com poucas semanas de antecedência.

"The Gifted" de volta à TV: estes mutantes não são super-heróis nem querem salvar o mundo
"The Gifted" de volta à TV: estes mutantes não são super-heróis nem querem salvar o mundo
Ver artigo

Em "iMprint", que a Fox Portugal transmite a 12 de novembro, irá reaparecer o grupo extremista Purifiers [Purificadores], "um grupo anti mutante que é contra a diversidade". Trata-se de uma alusão à tensão entre nacionalistas e comunidades imigrantes nos Estados Unidos, sendo que a separação de famílias também será abordada, explicou o ator.

Embora não saiba o destino do seu personagem, que tem o poder de instigar medo e a missão de proteger o quartel mutante, Dinarte de Freitas espera que "Pedro" tenha futuro na série. "Fico feliz de ter regressado nesta temporada", afirmou, "e espero que o personagem continue a crescer", tendo o conta o feedback positivo.

"Há fãs que fazem desenhos do meu personagem e muitos seguidores no Instagram perguntam quando volta a aparecer", contou o ator, explicando que a caracterização necessária para interpretar "Pedro" é um dos atrativos junto dos espetadores.

O impacto do personagem foi expressivo a nível internacional, mas Dinarte de Freitas notou que não recebeu muito feedback em Portugal.

"Nem com o facto de eu ser português. Falou-se muito pouco", disse, avançando que "talvez muita gente não saiba" que há um ator luso a participar na série.

No final da primeira temporada, um dos personagens que está a tentar capturar os mutantes consegue contornar o terror de "Pedro".

"O meu poder deixa de funcionar quando a pessoa consegue ultrapassar os seus próprios medos", explicou.

O ator de 38 anos está envolvido em vários outros projetos nacionais e internacionais, incluindo o filme "Tiro e Queda" de Ramón de Los Santos, que estreia em Portugal a 29 de novembro, e a série policial "A Teia" , da TVI.

A série "The Gifted" passa no canal Fox Portugal nas noites de segundas-feira.

Atlanta é “definitivamente melhor” que Los Angeles

"Vivi em Los Angeles durante quatro anos e apercebi-me que toda a indústria se está a movimentar para Atlanta", explicou o ator madeirense, exemplificando com a deslocalização de grandes produções da Marvel, como "Ant-Man", "Spider-Man" e "Black Panther", que estão a ser rodadas em vários locais do sudeste norte-americano.

Embora a maioria dos castings seja agora feita de forma remota, com audições gravadas em vídeo pelos atores, a localização em Atlanta é importante devido aos incentivos fiscais que existem na área do entretenimento e o investimento maior dos estúdios na cidade, que é "definitivamente melhor" que Los Angeles para atores com o perfil de Dinarte de Freitas.

"Também tem que ver com o facto de, em Los Angeles, as agências maiores terem um monopólio do mercado", explicou.

O ator é agora representado pela agência People Store, que lhe tem proporcionado audições para séries de renome "que são filmadas nestas cidades", como "Ozark".

Um dos novos projetos é o filme "American Reject", que acabou de filmar em Nova Orleães sob a direção da realizadora Marlo Hunter.

O ator interpreta "Rico" e tem "um papel substancial" no filme, que também conta com Annaleigh Ashford ("The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story"), Keala Settle ("The Greatest Showman") e Mary Birdsong ("The Descendants"). Foi "uma experiência maravilhosa com uma equipa fantástica" que verá a luz do dia em 2019, ainda sem acordo de distribuição definido.

A intenção do ator, que tem agora dupla nacionalidade, é trabalhar em Portugal e nos Estados Unidos e dividir-se entre os mercados.

Depois de "The Gifted", Dinarte participa no filme "Tiro e Queda" de Ramón de Los Santos, que estreia em Portugal a 29 de novembro, e na série policial "A Teia", da TVI.

Com 38 anos, Dinarte de Freitas chegou aos Estados Unidos em 2002 para estudar no Lee Strasberg Theatre & Film Institute, em Nova Iorque, e regressou depois para viver em Los Angeles, passando para Atlanta, onde reside atualmente.

“A minha casa é nos Estados Unidos", disse o ator madeirense, que não pretende voltar a viver em Portugal.