"American Idol" chegou oficialmente ao fim esta quinta-feira, 7 de abril, e Trent Harmon foi o grande vencedor. O programa final contou com a participação de antigos concorrentes.
A final da temporada abriu com uma mensagem de Barack Obama que sublinhou a importância do voto. "Acredito que deve ser quase tão fácil como votar [nos concorrentes] do American Idol e estamos a trabalhar nisso", gracejou o presidente dos Estados Unidos.
Na despedida do programa, antigos concorrentes, como Kellie Pickler, Taylor Hicks, Katharine McPhee e Constantine Maroulis, subiram ao palco para interpretar "Onde Voice", canção de Barry Manilow.
Kelly Clarkson, Jennifer Hudson e Carrie Underwood também não faltaram à final do programa. A jurada Jennifer Lopez também surpreendeu ao apresentar o novo single, "Ain't Your Mama" no palco do "American Idol".
Mas a final do programa de talentos está a receber várias críticas. "O episódio de despedida de 'American Idol' foi mal produzido, às vezes sem ritmo, e sujeito a decisões simplesmente bizarros quanto à preparação e às escolhas de música", escreve a revista Time, por exemplo.
O programa de talentos norte-americano, inspirado no "Pop Idol" do Reino Unido, atingiu o pico de audiências na quinta temporada (2006), com uma média semanal de 31,1 milhões de telespectadores.
As audiências começaram a descer em 2010, quando Simon Cowell trocou "American Idol" por "X Factor". O surgimento do "The Voice" na NBC também mexeu com as audiências que se dispersaram pelos três programas de talentos norte-americanos.
Além da queda na popularidade, os salários elevados dos elementos dos júri podem ser outro motivo a ditar o fim do programa.
Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Jennifer Hudson e Adam Lambert foram alguns dos concorrentes que vingaram no mundo da música depois de passarem pelo programa. No total, os concorrentes de "American Idol" já venceram 13 Grammys.
Recorde na galeria os vencedores do programa:
Comentários