Zhang Yimou, de 71 anos, prometeu uma abertura "totalmente inovadora", mas admitiu que a pandemia e o clima de inverno limitarão a sua escala em comparação com a de há 14 anos, quando contou com cerca de 15.000 figurantes.

O realizador de clássicos chineses como "A Tríade de Xangai" ou "Esposas e Concubinas" e filmes épicos de artes marciais ("Herói" ou "O Segredo dos Punhais Voadores") disse que cerca de 3.000 artistas participarão na cerimónia.

Zhang afirmou que apresentará "uma ideia ousada" para o caldeirão olímpico que levará em conta conceitos como "a proteção ambiental e as baixas emissões de carbono".

A televisão estatal CGTN afirma também que o cineasta utilizará elementos do Ano Novo chinês. Essa festividade é celebrada este ano a 1º de fevereiro, apenas alguns dias antes dos Jogos, que decorrerão de 4 a 20 de fevereiro.

"Estou muito nervoso. Acredito que é totalmente inovadora e que as pessoas ficarão realmente surpreendidas", disse Zhang em declarações à agência Xinhua.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.