O número de utilizadores ativos do seriço de streaming musical alcançou os 320 milhões (mais 29% num ano) no final de setembro.

Principal fonte de renda, os subscritores são agora 144 milhões (mais 27%). Assim, o grupo cumpre o seu objetivo anunciado em julho, de alcançar entre 312 e 317 milhões de utilizadores - e entre 140 e 144 milhões de assinantes.

O Spotify, cuja sede fica em Estocolmo, mas que tem cotação na Bolsa de Nova Iorque, espera alcançar entre 340 e 345 milhões de utilizadores (dos quais entre 150 e 154 paguem pelo serviço) até ao fim do ano.

No entanto, após uma mudança de rumo no terceiro trimestre de 2019, o serviço sofreu uma perda de 101 milhões de euros no período de julho a setembro de 2020 devido, em grande parte, a um aumento dos gastos de operação.

Durante o trimestre, o grupo realizou uma quantidade de negócios com um aumento de 14% num ano, segundo o seu relatório financeiro.

Em relação ao resultado de exploração, no qual o Spotify esperava uma perda entre 70 e 150 milhões, esta foi de apenas 40 milhões de euros durante o período entre julho e setembro.

Durante o trimestre, "as horas de consumo global superaram os níveis pré-COVID", destaca o grupo.