O canal Euronews escolheu as cinco personalidades da cultura que marcaram o ano. Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção, foi um dos escolhidos, a par com a cantora britânica Adele, o prémio Nobel da Literatura Kazuo Ishiguro, os realizadores Van Gogh Dorota Kobiela e Hugh Welchman e a artista Hito Steyerl.
Dos cinco nomeados será escolhido um vencedor. A votação para personalidade do ano está a decorrer na página oficial da Euronews no Facebook e, esta terça-feira, 26 de dezembro, o cantor português liderava o top com 65% dos votos.
No site oficial, o canal recorda que Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção com "Amar Pelos Dois", tema composto pela sua irmã, Luísa Sobral. A Euronews relembra ainda que o músico defendeu os direitos dos refugiados antes da primeira semifinal do festival e que doou as receitas das vendas do seu disco aos bombeiros portugueses.
No final do mês passado, Salvador Sobral foi anunciado como um dos premiados dos European Border Breakers Awards (EBBA), uma distinção para "artistas emergentes" que, nos últimos meses, tiveram sucesso na Europa.
Salvador Sobral anunciou em setembro que iria fazer uma pausa na carreira, por motivos de saúde e por tempo indeterminado.
A vitória no festival Eurovisão da Canção, com uma canção escrita pela irmã, Luísa Sobral, deu uma maior visibilidade nacional e internacional a um músico que conta com vários anos de carreira.
Nascido em Lisboa, em 1989, Salvador Sobral participou em dois concursos televisivos de talento, na infância e na adolescência, estudou Psicologia, mas um Erasmus em Espanha fê-lo trocar essa via pela música.
No ano passado, editou o álbum de estreia, "Excuse me", no qual cruzava referências de uma vida, do jazz de Chet Baker aos clássicos brasileiros de Dorival Caymmi.
Este ano, já depois de ter ganhado o festival Eurovisão, Salvador Sobral lançou o projeto Alexander Search, em parceria com o pianista Júlio Resende, em torno da poesia de um dos heterónimos de Fernando Pessoa.
Comentários