Sardinhas, balões, música, rusgas e martelos - que fazem Miley Cyrus adorar o S. João - são os principais ingredientes das festas dos Santos Populares.
Santos Populares provavelmente seriam os swaggers de hoje; os outros santos os nerds. É a única explicação plausível. E como bom "pop-star", o S. João não desilude e todos os anos prepara várias festas pelo país. O SAPO on The Hop 'escolheu' Braga, a festa mais antiga do S. João.
24 de junho, o dia de S. João. A madrugada geralmente é animada; a amanhã e a tarde é para curar da ressaca. Mas à hora do 'Preço Certo em Euros', os bracarenses voltam a sair às ruas em força. Este ano o principal motivo teve dois nomes: Rui Veloso.
Depois de se comerem mais umas sardinhas e umas farturas, todos os caminhos foram dar ao Estádio 1º de Maio. Sem estrelas no céu, só alguns balões, Rui Veloso, acompanhado por Berg, selecionou os seus grandes sucessos e não desiludiu o público que cantou da primeira à última música.
O antigo estádio do Braga estava praticamente cheio, até parecia dia de jogo: "Isto parece uma final", disse Rui Veloso acrescentando no fim uma palavra que rima com alho - bem à Porto. Mas, rapidamente Rui Veloso deixou o futebol de lado devido aos resultados da seleção e voltou às cantigas que levaram os mais sensíveis às lágrimas - resta saber se por culpa das músicas , do final do S. João ou se por culpa da barba do Raúl Meireles.
Também Emanuel podia ter passado por ali para cantar "a noite está linda", porque estava mesmo. A fechar, Rui Veloso, os companheiros e os milhares de presentes (e até S. João) cantaram "Não há estrelas no céu" como se não houvesse amanhã.
Não houve estrelas no céu mas houve fogo de artifício que iluminou a cidade de Braga. Foram largos minutos de olhos postos no céu; foram centenas de fotografias - toda a gente aproveitou para fotografar a mais, que assim já dá para partilhar no instagram na passagem de ano.
O S. João acabou, mas para o ano há mais. Até lá, martelos em festas só naquelas em que Miley marcar presença.
$$gallery$$Fotos Tiago Presley
Comentários