O pianista ucraniano Vadym Kholodenko vai estrear-se em recital a solo em palcos nacionais no próximo sábado, 6 de fevereiro, com um concerto na Casa da Música, no Porto, no qual vai interpretar obras de Schumann e Scriabin.

“De quatro em quatro anos, centenas de pianistas de todo o mundo tentam a admissão ao prestigiadíssimo concurso Van Cliburn, mas só 30 são escolhidos. Depois de três semanas de provas, o primeiro prémio é disputado entre seis finalistas. Vadym Kholodenko, que este sábado se apresenta na Casa da Música, em recital a solo de estreia em Portugal, foi o vencedor da edição 2013”, referiu em comunicado a Casa da Música.

Nascido em Kiev, no ano de 1986, Kholodenko deu os primeiros concertos nos EUA, na China, na Hungria e na Croácia com 13 anos de idade, ganhando, em 2004, o prémio nacional russo da juventude “Triunfo”.

“Vadym Kholodenko tem colaborado com maestros notáveis e tocado com as grandes orquestras da Europa, América do Norte e Ásia. Ao longo da temporada de 2015/16, destaca-se a sua estreia em concerto para a BBC e no Reino Unido, com a Sinfónica Escocesa da BBC, uma apresentação com a Royal Philharmonic Orchestra e Pinchas Zuckerman integrada na digressão da orquestra aos EUA”, acrescentou a Casa da Música.

O seu registo mais recente foi feito com a editora Harmonia Mundi, para a qual tocou o Concerto de Grieg e o n.º 2 de Saint-Saëns, com a Orquestra da Rádio Norueguesa/Harth-Bedoya.