A agência 21st Century Artists, que representava o músico, não deu detalhes sobre a morte. Segundo vários meios norte-americanos, Edwards estava em Chicago, onde morava.

O artista, que completaria 75 anos este sábado, juntou-se em 1968 ao The Temptations, um dos grupos emblemáticos lançados pelo empresário Berry Gordy e a sua editora, Motown.

Nascido no Alabama, onde começou a cantar em coros de gospel, Dennis Edwards substituiu David Ruffin, que havia impulsado o grupo com o sucesso "My Girl".

A sua entrada correspondeu a uma evolução do estilo dos The Temptations, menos marcado pelo gospel e mais pela música emergente da época, particularmente o funk.

A canção mais emblemática desta nova era é "Papa Was a Rolling Stone", de sete minutos na versão single e 12 na versão completa.

Edwards deixou o grupo pela primeira vez em 1977, para tentar uma carreira a solo, mas depois teve várias passagens pela banda, a última de 1987 a 1989.

Otis Williams, um dos membros fundadores do grupo, disse que ficou "muito triste" com a notícia da morte do seu "irmão". "Somos conscientes da sua extraordinária contribuição ao legado de The Temptations", assegurou.