Annie Nightingale, a primeira apresentadora feminina da BBC Radio 1, morreu esta quinta-feira, dia 11 de janeiro. A britânica tinha 83 anos e era a radialista mais antiga da estação de rádio.

A apresentadora estreou-se aos microfones da Radio 1 em 1970, sendo a única mulher da estação durante 12 anos, até 1982.

A radialista apenas se despediu do seu programa, "Annie Nightingale Presents", no final de 2023. A apresentadora era ainda uma das vozes de "The Old Gray Whistle Test", da BBC Two.

Em comunicado, Annie Nightingale é  recordada como “uma pioneira e uma influência”. "Nunca subestimem o modelo a seguir em que ela se tornou. Quebrou barreiras, ao recusar vergar-se à discriminação de género, e encorajou gerações de jovens mulheres que só queriam, como ela, mostrar-vos canções incríveis que tinham ouvido", frisa a nota.

Para Tim Davie, diretor geral da BBC, a britânica era “uma radialista com um talento único". "Abençoou-nos com o seu amor pela música e a sua paixão pelo jornalismo ao longo de meio século. (...) Foi uma campeã para as radialistas mulheres, apoiando e encorajando outras a entrar para a indústria", rematou.