Marisa Liz vai arrancar uma nova fase na sua carreira e em nome próprio com uma canção inédita de António Variações, que o próprio nunca editou, intitulada "Guerra Nuclear". A produção ficou a cargo do músico Moullinex, com coprodução da artista.

Segundo a Universal Music Portugal, "Guerra Nuclear" conta com "uma enorme surpresa, já que temos a oportunidade de ouvir a própria voz de António Variações, retirada da gravação original em cassete".

O single ficará disponível em todas as plataformas digitais no dia 16 de setembro às 9h00.

"Caiu um presente do céu. Foi o que senti quando soube que esta canção era para mim. Tinha nas mãos a mensagem mais pura e forte que queria sentir e que queria cantar. Tinha e tenho nas mãos a tristeza de saber que infelizmente esta mensagem continua a fazer sentido. Fui invadida de certeza, caíram-me lágrimas de amor e desejos de paz. Fui invadida de urgência, era e é urgente passar esta mensagem do mestre. É urgente termos paz. O Variações sabia disso. Caiu um presente do céu. Para todos. Vamos ouvi-lo", frisa Marisa Liz em comunicado.

De acordo com a editora, o processo começou em abril, quando a artista descobriu o tema inédito de António Variações que "abordava a temática da ameaça da guerra nuclear, e tendo em conta o contexto atual, a família de António Variações e os seus publishers, Rossio Music, decidiram divulgar este tema, alertando para o 'delírio nuclear', sendo ele uma ameaça (verdadeira ou não) cada vez mais presente no dia a dia".

Segundo o representante dos herdeiros de António Variações, "é impossível datar" a canção, "mas deve ter sido em finais de 1983, uma vez que a gravação em cassete já tem um instrumental considerável, ou seja, possivelmente com a banda Variações".