Slide, coreografias sincronizadas, espetáculo de luzes, 300 drones a acompanhar a atuação por cima do estádio e fogo de artifício: a atuação de Lady Gaga no intervalo do jogo entre os New England Patriots e os Atlanta Falcons teve um pouco de tudo e mostrou-se competente de uma ponta à outra, mas, pelo menos nos riscos corridos, para muitos defraudou as expectativas. Ao contrário do esperado, não houve uma forte mensagem política, destacando-se apenas a viagem de quase 15 minutos pelos temas mais marcantes da sua carreira.
A atuação incluiu mensagens patrióticas e referências subtis à integração de diferentes grupos, incluindo os homossexuais, afroamericanos e latinos, mas não teve alusões diretas à administração Trump.
Gaga começou a atuação no topo do estádio com um apelo à unidade patriótica, cantando "God Bless America" e "This Land is Your Land", e pedindo justiça e igualdade para todos. Ao som de "Poker Face", a cantora atirou-se e voou literalmente por cima da multidão que assistia à final do jogo em Houston, no Texas.
Veja aqui as fotografias da atuação de Lady Gaga no Super Bowl
Entre acrobacias no ar, a artista seguiu o espetáculo com "Edge of Glory", "Bad Romance", "Poker Face", "Born This Way", "Telephone" e "Just Dance", acompanhada em palco por dezenas de bailarinos.
Depois da agitação, Lady Gaga sentou-se ao piano para cantar "Million Reasons", tema do último disco, "Joanne". Com milhares de luzes a iluminar o estádio, a cantora mostrou a sua faceta mais sentimental, dedicando o tema aos pais.
A adrenalina voltou logo depois ao ao som de "Bad Romance", single de 2009, com a coreografia de luzes a dominar o relvado do estádio da final da liga NFL.
Ao contrário da 38ª edição do Super Bowl, que também se realizou em Houston- em que Janet Jackson ficou com o mamilo à mostra-, a polémica não dominou a atuação de Lady Gaga. Ao invés do esperado, a cantora não fez ataques diretos a Donald Trump, focando-se apenas em entreter os milhões de espectadores que acompanharam a final da liga em todo o mundo.
No final da atuação, até a filha do presidente, Ivanka Trump, elogiou Lady Gaga na sua conta no Twitter.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, assistiu ao espetáculo no próprio estádio, em Houston, enquanto o Presidente, Donald Trump, viu a partida da Super Bowl durante uma festa em West Palm Beach (Florida), onde passou o fim de semana na sua mansão.
Mesmo antes da atuação, Gaga disse aos fãs ao que vinha. Seria um concerto a solo, sem convidados surpresa, quebrando a tradição do que tem acontecido em várias edições anteriores do espetáculo no Super Bowl.
"Não vou ter artistas convidados esta noite. Farei a atuação de 13 minutos a solo! Dedico todos os segundos ao amor, à diversidade, à compaixão e ao espírito selvagem da nossa base de fãs. Para o miúdo que se sentiu indesejado ou para o adulto que se lembra o quão difícil é encontrar aceitação. Isto é para ti", disse nas redes sociais.
Veja no vídeo a atuação de Lady Gaga:
As imagens do espetáculo:
Comentários